A LG Electronics acaba de anunciar uma receita consolidada de 21,69 biliões de wons coreanos no segundo trimestre de 2024, cerca de 14,4 mil milhões de euros. Isto corresponde a um aumento de 8,5% em relação ao período homólogo do ano anterior.
Além disso, a empresa revela que teve um lucro operacional de 1,20 biliões de wons coreanos (cerca de 797,3 milhões de euros), o que reflecte um aumento de 61,2% do lucro operacional. Segundo a tecnológica, estes números representam a maior receita e lucro operacional no segundo trimestre da história da LG.
O bom desempenho deveu-se aos resultados dos «sectores dos electrodomésticos e de componentes para veículos, sendo que ambos alcançaram as maiores receitas trimestrais até ao momento». A tecnológica refere ainda o aumento «equilibrado» dos negócios core e o rápido crescimento do segmento B2B.
A unidade de Home Appliance & Air Solution gerou, no segundo trimestre, receitas de 8,84 biliões de wons coreanos, ou seja, mais 11% do que no segundo trimestre de 2023; a área de Vehicle Component Solutions obteve receitas de 2,69 biliões de wons coreanos (+1% ano-a-ano); a de Home Entertainment registou receitas na ordem dos 3,62 biliões de wons coreanos (+15% ano-a-ano) e a de Business Solutions eportou receitas de 1,46 biliões de wons coreanos, ou seja, mais 9,9% face ao mesmo período do ano passado.
A LG está a acelerar a integração de novos modelos de negócio que combinam as vendas tradicionais de hardware com ofertas não relacionadas com hardware, como conteúdos, serviços e subscrições. O negócio de conteúdos e serviços webOS está a expandir-se para além das TV, integrando também IT e infotainment. Depois do sucesso na Coreia do Sul, a empresa vai expandir o modelo de subscrição a nível internacional. Em Junho, 36,2% dos principais electrodomésticos vendidos nas lojas da marca no seu país natal eram baseados em serviços de subscrição.
A empresa vai concentrar-se também na expansão das vendas de produtos estratégicos, em novos negócios e na melhoria do lucro através de uma gestão eficiente dos recursos. Para o terceiro trimestre, a empresa prevê também o aumento ligeiro do mercado de TV, em especial de OLED premium; o crescimento de vendas de monitores comerciais e de gaming, assim, como de soluções para veículos eléctricos, nomeadamente na área segurança e conveniência. Além disso, espera ainda a expansão do mercado de AVAC e electrodomésticos integrados, em especial após a aquisição da Athom .