A Singularity Digital Enterprise realizou um evento na sede da Microsoft Portugal, em Lisboa, onde algumas empresas nacionais e a administração pública fizeram demonstrações de como estão a usar IA generativa para serem mais produtivas e proporcionar um melhor serviço ao cliente. Nuno Reis, IT director – architecture & transformation + data & insights do Millennium BCP, revelou que o banco está a utilizar a tecnologia em duas dimensões: «Uma virada para a implementação de casos de uso específicos para retirar benefícios a curto prazo e outra criando uma plataforma para democratizar o uso da IA generativa de forma segura». O caso de uso mostrado pelo Millennium BCP incidiu num chatbot que responde às dúvidas dos utilizadores e dá conselhos sobre os produtos e serviços do banco.
Já Jorge da Ponte, vice-presidente do IRN, falou de como a IA generativa está a ser aplicado por este organismo, o primeiro da administração pública a ter uma solução baseada no ChatGPT para facilitar o acesso dos cidadãos à informação ligada aos casamentos e divórcios. Este responsável fez uma demonstração de uma ferramenta que usa IA generativa para retirar a informação de contractos e documentos legais, para que os mesmos sejam inseridos na base de dados do IRN de forma automática e, assim, poupar tempo aos colaboradores. Além disto, também faz com que consigam prestar um melhor serviço aos utilizadores e empresas.
OS CTT mostraram também um assistente digital para ajudar os clientes: Carlos Machado, corporate transformation & intelligent process automation da empresa, esclareceu que a solução «ainda não está live porque comete alguns erros, mas que deverá ficar disponível brevemente».
Por último, Francisco Santos, head of generative AI CC at Digital Global Unit da EDP, destacou que esta tecnologia está presente em diversas áreas da empresa: têm sete MVP (produto viável mínimo), dos quais um já em produção – o Mind4EDP, um chatbot interno para colaboradores. O responsável falou de um caso de uso aplicado a centros de contacto que «transcreve e faz sumários das chamadas, dá sugestões de resposta aos assistentes humanos, faz análise de sentimentos e monitoriza a qualidade do atendimento».
Devoteam compra Singularity
A Devoteam anunciou a aquisição da Singularity Digital Enterprise, para reforçar as áreas de data analytics e inteligência artificial. O negócio, cujo valor não foi divulgado, aumenta o portfólio de serviços do grupo de origem francesa, ao mesmo tempo que expande as competências da tecnológica com mais sessenta colaboradores e fortalece a operação nacional. Bruno Mota, managing diretor da Devoteam Portugal, esclareceu que esta aquisição «acelera o crescimento da empresa em Portugal, permitindo consolidar as competências existentes e criando um centro de excelência robusto que impulsionará a inovação tecnológica» no País. No evento, Pedro Martins, CEO da Singularity Part of Devoteam, disse à businessIT que «vai existir uma fase de transição de um ano» e que, depois, a empresa será «integrada na Devoteam», ficando «à frente da unidade de Data-Driven, influenciando a estratégia da empresa a nível de data & IA para todo o mundo». O responsável sublinhou que a equipa vai crescer para «125 colaboradores no início do próximo ano» e que a compra aconteceu porque a área de dados e inteligência artificial do grupo em Portugal «não estava tão madura como em outros países».