Já são conhecidas as startups nacionais que vão participar na maior conferência europeia de empreendedorismo ao abrigo do programa Road 2 Web Summit. As empresas que integram esta edição do programa têm uma média de dois anos de existência e estima-se que já levantaram um investimento total de 13 milhões de euros.
A Startup Portugal vai apoiar 115 startups portuguesas que vão beneficiar de condições especiais de acesso à conferência e que representam diversas áreas como a inteligência artificial, big data e analytics, IoT, e-commerce, saúde, educação, finanças, sustentabilidade, entre outras.
As seleccionadas foram apresentadas num evento que contou com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, do Director Executivo da Startup Portugal, António Dias Martins, do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e de Artur Pereira, VP, Country Manager Portugal & Brasil da Web Summit.
A entidade nacional ligada ao empreendedorismo divulgou ainda algumas curiosidades sobre as participantes no programa, como «salários acima da média nacional», «perto de 50% dos founders têm mestrado e 10% têm doutoramento.»; «71% das startups utilizam a inteligência artificial»; «mais de 50% já estão a operar fora de Portugal» e «75% das startups respondem aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU».
António Dias Martins explica o programa e faz um balanço do mesmo: «As startups que recebem apoio do programa Road 2 Web Summit desempenham um papel significativo no fomento do crescimento e da inovação da economia portuguesa, sendo que desde o início do nosso programa, já apoiamos um total de 800 startups inovadoras».
O responsável dá um exemplo de como a inicitiva tem contribuido para o sucesso do ecossistema: «No decorrer do ano passado, a Musiversal destacou-se como a vencedora, obtendo reconhecimento através de uma série de prémios e angariando mais de 1,9 milhões de euros em investimentos até ao momento. Este notável sucesso exemplifica de forma concreta a capacidade do programa em actuar como um impulsionador fundamental para o êxito das startups que nele participam».
O Road 2 Web Summit é uma colaboração estratégica entre a Startup Portugal e a Web Summit, destinada a seleccionar jovens startups para participar na conferência, que têm a oportunidade de estar presentes em dois bootcamps e de ganhar três prémios durante o evento: 15 mil euros para a startup mais promissora, 5 mil euros para a startup com melhor desempenho no bootcamp e na conferência, e 5 mil euros para a startup que mais contribuir para o impacto e inclusão social.