brand.IT

Mundo digital: as profissões que surgiram com a Internet

Foto de Marvin Meyer en Unsplash

Qualquer inovação nasce rodeada de expetativa e medo. Sempre que uma nova tecnologia entra em cena, o mundo divide-se entre os maravilhados e os que ficam assustados. Num contexto profissional, este segundo grupo normalmente tem medo de perder o emprego. No entanto, o avanço tecnológico tem sido um motor para a criação de novas profissões.

As novas tecnologias precisam de especialistas para serem realmente efetivas. Por isso, cada avanço abre caminho para novas possibilidades. Se antigamente o “plano” era encontrar um trabalho e passar anos no mesmo posto, a ambicionar uma promoção, agora, a ideia de mudar de área é muito bem vista.

Portugal, por exemplo, é o paraíso para os nómadas digitais, que são profissionais que trabalham exclusivamente de forma online e, por esse motivo, não precisam de estar na mesma cidade do trabalho. Assim, estão sempre a viajar, estabelecendo residência por alguns meses em diferentes cidades ou países.

Neste artigo, veremos as profissões que nasceram com as novas tecnologias, e alguns dos seus detalhes.

Marketing digital

Antes da internet, os profissionais do marketing tinham como foco principal os jornais, a rádio e a televisão. As estratégias e peças publicitárias eram dedicadas ao mercado “offline”, quando os consumidores eram impactados de forma, digamos, indireta.

Com a transformação digital, todos os negócios foram transportados para a internet. Logo, surgiu a necessidade do aperfeiçoamento da publicidade e daí surge o marketing digital.

Esta nova forma de trabalhar rendeu uma nova profissão, os especialistas em marketing digital, que cuidam de todos os detalhes, desde o posicionamento online, até aos anúncios que aparecem nos motores de pesquisa e websites.

Jogadores de e-Sports

Quando o assunto são os jogadores profissionais, o primeiro pensamento que vem à cabeça são os futebolistas ou os basquetebolistas. No entanto, com o avanço da internet e, especialmente, dos jogos eletrónicos, outra classe de jogadores acabou por surgir: os gamers.

A internet tem no entretenimento um dos seus pilares fundamentais, e neste campo, os videojogos cumprem um papel importante. O crescimento de alguns títulos, como League of Legends, Counter Strike ou Rainbow Six, foi fundamental para o nascimento dos e-Sports. A importância do desporto eletrónico é tanta que em Portugal existe até uma federação nacional dedicada a regular e fomentar o segmento.

Porém, a profissionalização não fica só nas consolas. Um setor dos jogos eletrónicos que tem ganho notoriedade é o iGaming, que abriga os títulos originários dos casinos e também os jogos que possam envolver algum tipo de aposta em dinheiro.

A modalidade que mais chama a atenção é o poker online. O famoso jogo de cartas é um sucesso e atrai diversos praticantes, com grande audiência nas plataformas de streaming e, como não poderia deixar de ser, conta com jogadores profissionais. A PokerStars, maior empresa do segmento, tem uma equipa de embaixadores que divulgam o poker globalmente, como o brasileiro André Akkari e o espanhol Ramón Colillas.

Foto de Adem AY en Unsplash

Redes sociais

Um dos grandes trunfos da internet são as redes sociais. Em Portugal, estima-se que 8,7 milhões de habitantes tem acesso à rede mundial de computadores, ou seja, 78,5% da população está online. E desta grande massa quase todos usam as redes sociais, um estudo da Datareportal revelou que mais de 8 milhões de portugueses têm perfis nas principais plataformas.

Além dos utilizadores, as redes sociais também estão cheias de perfis profissionais. Para conseguir interagir com os potenciais clientes e criar publicações de qualidade, as empresas contam com gestores de redes sociais.

Estes profissionais são os responsáveis por cuidar da “cara” digital do negócio. Os perfis das empresas recebem todos os tipos de comentários e mensagens, e cabe ao gestor cuidar da imagem da empresa e responder a todas as solicitações.

App Developer

Se existe uma ferramenta que está sempre à mão dos utilizadores é o telemóvel. Estes dispositivos são aliados do dia a dia, por contarem com uma infinidade de utilizações que facilitam a vida, como acesso à internet, mapas, tradutores, entre outras funcionalidades.

Todas estas ações só são possíveis com o uso de aplicações, que são programas desenvolvidos especificamente para telemóveis.

Neste ponto entram os app developers, são eles os responsáveis por criar todas as facilidades que encontramos nos smartphones.

Com efeito, estes exemplos mostram como a tecnologia não deve ser temida no setor profissional, pelo contrário, é preciso ter visão para entender as oportunidades que surgem com a criação de uma nova ferramenta digital. O mundo está a mudar e todos os fatores da vida são alterados, sendo fundamental estar aberto para novas experiências e caminhos profissionais.