De acordo com os rankings Alexa, o YouTube é o segundo site mais visitado no mundo, ficando atrás apenas do Google, que é o proprietário da plataforma e segundo a revista exame, o YouTube é a rede social que mais cresceu no último ano, mas a que se deve este sucesso?
Para podermos responder a esta questão, precisamos de retroceder a 14 de Fevereiro de 2005, e não, nada tem que ver com o São Valentim. Falamos da data em que Chad Hurley, Steven Chen e Jawed Karim, na altura funcionários da PayPal colocaram no ar, mais precisamente às 21h13, o domínio do site YouTube. Embora o site estivesse no ar desde Fevereiro, só em Abril do mesmo ano se tornou possível para o público carregar vídeos na plataforma. O primeiro vídeo do YouTube na história foi carregado no dia 23 de abril. A produção foi criada pelo co-fundador do YouTube, Karim, no San Diego Zoo (intitulado Me at the zoo).
De abril de 2005 aos dias de hoje, o Youtube revolucionou a forma como partilhamos informação e nos comunicamos no mundo digital. O YouTube rapidamente se tornou num dos websites com crescimento mais veloz do mundo, hospedando 65 mil novos vídeos carregados diariamente e atingindo a marca de 100 milhões de visualizações de vídeo por dia em Julho de 2006. Nesse mesmo ano, o YouTube tornou-se na segunda maior aquisição da Google, quando a gigante da tecnologia comprou a plataforma por 1,65 mil milhões de dólares.
Hoje, com mais de 2 mil milhões de utilizadores activos por mês, a plataforma já percorreu um longo caminho. Na verdade, quase 43% de todos os utilizadores globais da Internet visitam a plataforma todos os meses.
A importância do YouTube SEO
Sendo o segundo site mais visitado do mundo, e sendo também o segundo em número de utilizadores, perdendo apenas para o Facebook, pode-se dizer que o YouTube é um fenómeno da internet, e num mundo cada vez mais digital, esta plataforma teve um papel essencial na transformação do vídeo num dos principais formatos de conteúdo, tanto para o consumo quanto para o Marketing Digital.
Com tanta oferta, o YouTube teve de encontrar uma forma de organizar todos os conteúdos dentro do seu motor de busca. Desta forma, e para que os utilizadores tivessem uma boa experiência de utilização, tornou-se essencial encontrar rapidamente os vídeos dentro da plataforma, por isso, a plataforma criou um algoritmo capaz de rankear os melhores conteúdos para cada busca. Assim, os canais têm hoje um desafio: quem quer mais visibilidade, deve adoptar estratégias de optimização dos vídeos para que eles apareçam melhor posicionados, ou seja, o YouTube SEO.
Mas como faço crescer o meu canal?
Como falamos anteriormente, o YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet e é considerado também um dos maiores motores de busca. Por isso, é importante saber como optimizar o seu conteúdo por lá.
A decisão de quais resultados vão aparecer para o utilizador depende do algoritmo da plataforma, que é bastante complexo. Ele considera inúmeros critérios, regras e cálculos para determinar o rankeamento, no entanto, quantos mais pontos ganhar com o algoritmo de pesquisa do YouTube, mais chances tem de alcançar as primeiras posições.
Damos-lhe algumas dicas para que o YouTube favoreça o seu canal e os seus vídeos nos resultados das pesquisas:
- Seleccione palavras-chave com bom potencial de alcance
- Utilize um bom título de vídeo
- Insira as tags (marcadores) do vídeo
- Escreva descrições inteligentes
- Adicione links ao banner do seu canal no YouTube
- Adicione legendas
- Encontre a duração ideal dos seus vídeos
- Adicione um slide final de sugestão de mais vídeos
- Publique vídeos regularmente
- Monitorize os seus concorrentes
Lembre-se que deverá investir em conteúdos de comunicação relevantes para o seu público-alvo. Um bom planeamento é vital para que o seu negócio consiga prosperar no mundo digital, por isso aconselhamo-lo a procurar uma agência de SEO para o ajudar. Recomendamos que procure uma boa agência de Marketing Digital que ofereça serviços SEO profissionais e personalizados que ajudarão no aumento de visualizações e subscrições do seu canal de YouTube.