A operadora apresentou o seu renovado espaço na emblemática Rotunda da Boavista, no Porto. Aquela que é a maior loja da marca no País, com 450 metros quadrados, representa, segundo a telco, «uma nova era na estratégia da Altice Portugal, assente na igualdade de acesso e oportunidades para todos». O conceito de proximidade e sem barreiras físicas entre cliente e colaboradores é, agora, a grande aposta da empresa de telecomunicações.
No evento de abertura, João Epifânio, chief sales officer B2C da Altice Portugal, garantiu que, mais que uma loja, este é um espaço que vai proporcionar um conjunto de experiências diferenciadoras. «Pretendemos dar a conhecer o que definimos como ‘smart living’, soluções que propiciam conforto para o nosso lar e que trazem consigo um sinal de poupança, nomeadamente energética». A empresa vai aproveitar ainda para dar a conhecer o seu serviço de electricidade doméstica: o MEO Energia, 100% verde.
Este modelo de loja, que de resto tem vindo a ser implementado na rede de mais de 200 espaços de norte a sul do país, materializa os cinco vectores definidos pela marca: investimento, inovação, sustentabilidade, proximidade e qualidade de serviço. «Este espaço reflecte exactamente tudo isso», disse no evento João Epifânio, que avançou que este movimento de remodelação dos espaços e infra-estruturas tecnológicas e comerciais, a par da aposta na fibra óptica, que cobre já seis milhões de lares e representa 90% das casas portuguesas, representa um investimento global de três mil milhões de euros de investimento nos últimos cinco anos.
Comunicações são críticas para atrair empresas
«A aposta no sector das telecomunicações é crítica para o desenvolvimento do País», disse, durante o evento, Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto. O autarca acredita que a qualidade das comunicações está intimamente ligada à capacidade de atrair empresas para a região, a par de outros factores como a segurança ou qualidade de vida. «Por tudo isto, gostava de agradecer o investimento que tem sido feito na cidade do Porto. Para nós é sempre um orgulho quando uma empresa vê nesta região uma oportunidade», sublinhou Filipe Araújo.
O vice-presidente mostrou-se ainda particularmente satisfeito por temas como a sustentabilidade, não só ambiental, como económica e social, estarem a ser, agora, debatidos por toda a comunidade. «Todos os parceiros têm de estar envolvidos. E não só os públicos mas igualmente os privados. Com esta união e esforço, que muitas vezes não está directamente ligada à sua actividade económica, é que conseguimos avançar, nomeadamente para a transição digital».
Compromisso reforçado com a região norte
A remodelação do espaço da rotunda da Boavista, a par de outros investimentos nesta geografia, reforça o compromisso que a MEO tem com a região norte, enfatizou no evento Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal. O executivo focou a sua intervenção no conceito de proximidade, falando na «descentralização do negócio» e na promoção de eventos que extravasam a cidade de Lisboa, viajando até ao interior e deslocando-se às ilhas. «Sabemos que é trabalhando ao lado dos autarcas que podemos construir um Portugal melhor e mais preparado».
A fibra óptica e as redes de comunicação são obviamente fundamentais e preponderantes para o desenvolvimento do País em todas as suas vertentes, tendo Alexandre da Fonseca mostrado estar particularmente orgulhoso pelo facto de Portugal ter «uma das maiores, mais modernas e capilares» redes de fibra óptica a nível Europeu. «E isso é graças à Altice Portugal, que nos coloca na ‘pole position’ para a transição digital». O CEO destacou ainda o facto de este investimento ser 100% privado, feito com capitais próprios e sem recurso a qualquer subsídio ou financiamento. «É um investimento que fazemos voluntariamente no País porque sabemos a importância de investir em infra-estruturas, em Portugal». Em 2019, foram comunicadas as primeiras dez freguesias rurais a serem 100% fibra. No evento do Porto, Alexandre Fonseca avançou que no início do próximo ano a empresa vai atingir um marco histórico: mil freguesias. «Um terço das freguesias portuguesas serão freguesias onde toda a população, sem excepção, terá acesso a redes de fibra óptica, podendo eliminar as redes de cobre e tudo o que isso implica nesta era da transição digital».
Investimento e bolsas
A Altice Portugal, representada pela sua comissão executiva, voltou a ir às regiões norte e centro do País para anunciar novos investimentos em áreas tão distintas como a tecnologia, cultura, empreendedorismo, saúde e ainda responsabilidade social.
No âmbito do reforço das redes de comunicações e das suas infra-estruturas, João Teixeira, chief technology officer da Altice Portugal, deslocou-se à Câmara Municipal de Penafiel, onde anunciou a cobertura de 90% da população «com a maior e melhor rede de fibra óptica do País». Além da expansão e fortalecimento da resiliência das infra-estruturas de fibra ótica, também foram anunciados novos investimentos na rede móvel, com a instalação de duas novas estações base nas freguesias de Rio de Moinhos e Penafiel.
A empresa divulgou que todas as iniciativas são fruto de um investimento totalmente privado, autónomo e voluntário e «permitem à Altice Portugal continuar a cumprir o seu desígnio de levar a melhor tecnologia e inovação indistintamente a todo o território nacional, contribuindo para um País a uma só velocidade».
A Altice Portugal comunicou ainda a oportunidade de concretizar um outro apoio, desta vez no âmbito da Responsabilidade Social, a uma instituição com um papel relevante na área da Educação: a U-World.
A marca assinalou a parceria com o projecto Filhos da Terra, onde será promotora de cinco bolsas de estudo e parceira tecnológica das residências universitárias The Barons Residence, que receberão os jovens vencedores do programa que prosseguem agora os seus estudos para o Ensino Superior. Na sua primeira edição, o projecto Filhos da Terra dá a oportunidade a dez jovens de vários cantos do país de usufruir de bolsas de propina, alojamento e tutoria all-in-one.