O programa Road 2 Web Summit, promovido pela Startup Portugal, seleccionou 115 startups portuguesas para integrar a conferência que se realiza em Lisboa de 10 a 13 de Novembro. A lista completa das participantes na delegação nacional pode ser consultada aqui, sendo que estas empresas já levantaram, no seu conjunto, cerca de 40 milhões de euros em investimento.
A maioria das startups tem origem fora das grandes regiões de Lisboa e Porto, «reflectindo a crescente descentralização e maturidade do ecossistema empreendedor português». Assim, as cidades de Coimbra (11), Braga (7), Leiria (3), Guimarães (3) e Covilhã (3) são as mais representadas revelando-se como novos pólos da inovação nacional.
Já ao nível dos sectores, os mais representados são a inteligência artificial, healthtech, cleantech, proptech, fintech, logística e hardware & IoT.
Durante as últimas semanas, as empresas seleccionadas participaram em 2 duas sessões de bootcamps, em Lisboa e no Porto, com formação e mentoria orientadas por especialistas nacionais e internacionais, bem como encontros com investidores e outros stakeholders relevantes do ecossistema.
Na Web Summit, as participantes do programa vão competir por dois prémios: a Startup mais promissora (15 mil euros) e a startup com melhor desempenho nos bootcamps e na conferência (5 mil euros).
Com a edição deste ano, a iniciativa atingiu um marco histórico de mais de mil startups portuguesas apoiadas desde 2016.
«O Road 2 Web Summit é mais do que um programa de apoio, é um ponto de partida para muitas histórias de sucesso. A evolução das startups portuguesas nos últimos anos mostra que o ecossistema continua a ganhar escala, talento e reconhecimento internacional, afirmando-se como um dos mais dinâmicos e inovadores da Europa. É um orgulho ver o potencial das empresas nacionais a transformar-se em impacto real, dentro e fora de Portugal», explica Alexandre Santos, Presidente da Startup Portugal.
Artur Pereira, Web Summit Country Manager para Portugal e Brasil, salienta a diversidade das participantes: «A cada edição vemos o ecossistema português de startups evoluir através do Road 2 Web Summit. O que mais nos impressiona não é apenas o número de startups participantes, mas de onde elas vêm. Estamos a ver empresas a surgir em Coimbra, Braga, Leiria, Guimarães, Covilhã e em várias outras regiões do país.».
O responsável revela ainda que estão «entusiasmados por ver estes fundadores apresentarem as suas empresas e ideias ao mundo no Web Summit, conectando-se com investidores, talento e parceiros numa plataforma global, criando relações que podem transformar os seus negócios».






