Com início marcado em Janeiro de 2026, a mais recente formação da Católica Porto Business School prepara gestores e profissionais para adopção de IA nas organizações de forma a «gerar valor numa economia cada vez mais digital». O curso foi projectado para quem quer «combinar visão estratégica com domínio tecnológico» nomeadamente quem pretende «aplicar ferramentas práticas e ter contacto directo com o mercado», explicam Luís Marques e João Vieira, directores da pós-graduação. O objectivo é, assim, fornecer aos participantes as «competências necessárias para liderar e gerir processos de transformação digital, maximizar o potencial da IA e adaptar as suas organizações ao novo paradigma tecnológico». A formação reforça ainda a estratégia da Católica Porto Business School como uma «escola de negócios atenta às necessidades das empresas».
A pós-graduação combina módulos de gestão aplicada ao digital e projectos práticos, «integrando teoria e prática com aplicabilidade imediata». Além disso, conta com cinco masterclasses dedicadas a temas como «startups, cibersegurança, organizações orientadas por dados e estratégias de IA com impacto» dadas por «especialistas internacionais de renome, entre os quais Amit Joshi (IMD Business School) e Manuela Veloso (J.P. Morgan/Carnegie Mellon)», destacam os responsáveis da ‘Pós-graduação de Transformação Digital e Inteligência Artificial’.
Por outro lado, segundo Luís Marques e João Vieira, o que também torna a formação diferenciadora são as parcerias com «empresas relevantes» como a «Salesforce, a Konica Minolta e outras que serão ainda anunciadas», com o ponto em comum de «apoiarem a ligação entre a academia e o mercado». A Católica quer ser uma escola «próxima das grandes e pequenas e médias empresas» e puxa dos galões: é a «única business school no Norte do País que é Triple Crown EQUIS, AMBA e AACSB, acreditações internacionais de referência», reforçam os dois responsáveis.
Pós-laboral e presencial
As candidaturas para a primeira edição já estão abertas, podem ser feitas online (bit.ly/42qzVA2) e fecham em «meados de Janeiro de 2026». Com um custo de 6500 euros, Luís Marques e João Vieira indicam que há «condições especiais para alumni UCP, empresas parceiras e também várias opções de bolsas e apoios», além de um preço early bird se a candidatura for submetida até três meses antes do início do curso. A pós-graduação tem uma duração de 177 horas e decorre em «formato presencial, com possibilidade de acesso remoto». Na Católica Porto Business School, as aulas são dadas em regime pós-laboral (Terças e Quintas-Feiras, das 18:30 às 21:30), «garantindo um ambiente imersivo e propício ao networking». Já as aulas online, em directo, «mantêm a qualidade pedagógica para quem não possa estar presente fisicamente», esclarecem os directores da pós-graduação. Esta é «uma resposta flexível à exigência profissional dos participantes», acrescentam.
 
				 
			 
		





