Notícias

QNAP introduz Alta Disponibilidade para Máquinas Virtuais na Virtualization Station 4

A QNAP lançou o suporte para Alta Disponibilidade de Máquinas Virtuais (VM HA) na Virtualization Station 4.1.0. A funcionalidade, exclusiva para QuTS hero, utiliza SnapSync para failover automático.

A QNAP anunciou o lançamento da versão 4.1.0 da sua plataforma de virtualização, a Virtualization Station, introduzindo uma funcionalidade crítica para ambientes empresariais: a versão beta da “Virtual Machine High Availability” (VM HA). Esta nova ferramenta foi desenhada para minimizar o tempo de inactividade em infraestruturas virtualizadas, garantindo que serviços essenciais permanecem operacionais mesmo em caso de falha de hardware.

A implementação desta tecnologia baseia-se na integração entre a arquitectura do sistema operativo QuTS hero (baseado em ZFS) e a tecnologia de sincronização “SnapSync”. Ao combinar estes dois elementos, a QNAP permite uma replicação de dados em tempo real entre dois dispositivos NAS distintos. O objectivo é assegurar uma protecção automática, onde a alternância (failover) entre o servidor principal e o de backup ocorre de forma transparente, sem necessidade de intervenção manual complexa.

Em termos de funcionamento, a solução VM HA suporta protecção bidireccional e múltiplos critérios para a detecção de falhas. Quando o sistema deterá uma anomalia crítica no NAS activo, os serviços são rapidamente transferidos para a unidade secundária. Segundo Oliver Lam, Gestor de Produto da QNAP, esta funcionalidade visa dar às equipas de TI — especialmente em Pequenas e Médias Empresas (PMEs) — a confiança necessária para garantir a continuidade do negócio e a resiliência de serviços críticos.

É importante notar, contudo, que existem requisitos técnicos específicos para a adopção desta funcionalidade. A Virtual Machine HA Beta na Virtualization Station 4.1 é suportada exclusivamente em modelos NAS que executem o sistema operativo QuTS hero na versão 5.3.0 ou superior. O sistema operativo QTS standard não é suportado nesta fase, o que limita a funcionalidade a equipamentos com hardware compatível com ZFS.

Para validar a robustez desta nova arquitectura, a QNAP abriu um Programa de Teste Beta, convidando os utilizadores a experimentarem a solução e a reportarem o seu feedback. Como incentivo à participação técnica, a empresa está a oferecer a oportunidade de ganhar uma unidade de expansão JBOD TR-004 aos participantes que contribuírem com relatórios sobre a sua experiência.