InternacionalNotícias

Salesforce: 64% dos trabalhadores que usam IA diariamente são mais produtivos

O estudo refere que 96% dos entrevistados utiliza IA para executar tarefas que anteriormente não tinha competências para fazer e que 43% dos executivos usam a tecnologia diariamente.

© Freepik

A Salesforce anunciou os resultados do seu mais recente Slack Workforce Index que mostra um aumento de 233% no uso diário da IA por parte dos trabalhadores de escritório em apenas seis meses. Além disso, o estudo revela que 64% dos inquiridos são mais produtivos e que 81% estão mais satisfeitos com o trabalho.

Feito com base em inquéritos a 5156 trabalhadores na Austrália, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e EUA, o relatório indica ainda que a adopção da tecnologia aumentou 50%, sendo que 60% dos profissionais já utilizam IA.

Por outro lado, 43% dos executivos referem uma utilização diária da inteligência artificial, em comparação com 35% dos gestores séniores e 23% dos gestores intermédios.

As três formas como a tecnologia é mais usada para aumentar a produtividade são «a eliminar a necessidade de pesquisa extensiva, apoio na escrita/comunicação e ajuda com brainstorming para ultrapassar bloqueios de criatividade».

O estudo também refere que 96% dos entrevistados utiliza IA para executar tarefas que anteriormente não tinha competências para fazer e que «os trabalhadores de hoje têm 154% mais probabilidade de recorrer a agentes de IA para ajudar na execução de tarefas de forma mais completa e criativa, em vez de simplesmente automatizar o trabalho».

A IA está também a aumentar «a conexão entre trabalhadores» já que os utilizadores diários de IA têm 246% mais de probabilidades de se sentirem mais ligados aos colegas e reportam um sentimento de pertença 62% maior no trabalho.

Denise Dresser, CEO do Slack, explica que «o aumento da adopção da IA ​​está a remodelar fundamentalmente o ambiente de trabalho» e que «à medida que os trabalhadores adoptam a IA com crescente confiança, as empresas ganham uma oportunidade clara de gerar maior produtividade e inovação, enquanto os trabalhadores se tornam mais confiantes e realizados».

Deixe um comentário