A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou a conclusão da aquisição da Juniper Networks, empresa especializada em redes nativas de inteligência artificial, por 14 mil milhões de dólares (cerca de 11,89 mil milhões de euros).
A combinação dos portfólios vai permitir aumentar oferta de IA e cloud híbrida e que a HPE passe a ser um «líder no sector, nativo de cloud e impulsionado por IA, incluindo um stack na área de redes moderno e completo» e duplique o negócio de redes. Além disso, oferece aos clientes uma base de inteligência artificial para as suas necessidades de rede end-to-end.
A HPE revela que aquisição do negócio da Juniper deverá ter impacto positivo, a curto e longo prazo, nos resultados da empresa e que a «transacção será positiva para o lucro por acção (non-GAAP) no primeiro ano após fecho, com o negócio de redes combinado a contribuir com mais de 50% da receita operacional total».
Antonio Neri, Presidente e CEO da HPE, explica que «começou uma nova era» em que a tecnológica está «no epicentro da transformação das tecnologias de informação, onde a IA e as redes estão a convergir».
O responsável falou ainda dos objectivos: «Além de posicionar a HPE para oferecer aos nossos clientes uma alternativa moderna de arquitectura de rede e um portfólio ainda mais diferenciado e completo em cloud híbrida, IA e redes, esta combinação acelera a nossa estratégia de crescimento rentável, aprofundando a nossa relevância junto dos clientes e expandindo o nosso mercado endereçável para áreas adjacentes atractivas».
Já Rami Rahim, ex-CEO da Juniper Networks, que agora irá liderar o negócio combinado HPE Networkingm disse que «juntos, serão capazes de fornecer aos clientes e parceiros uma rede segura, desenvolvida com IA e para a IA».