Reportagem

Appian World 2025: Inteligência Artificial ganha propósito nos processos empresariais

A conferência Appian World 2025, realizada em Denver, mostrou como a integração entre processos e inteligência artificial está a transformar operações empresariais em todo o mundo. Novas funcionalidades, casos reais e projectos premiados provaram que a IA, quando orquestrada com propósito, gera impacto mensurável à escala.

Matt Calkins ©Appian

Por sua vez, a Hitachi está a usar a plataforma da Appian para unificar sistemas internos e melhorar propostas comerciais, esperando reduzir em 20% os custos operacionais e melhorar em 60% o time-to-market, graças à automatização de processos alimentados por dados e IA. No sector público, o Departamento de Segurança Pública do Texas integrou um chatbot de IA generativa no seu sistema de compras, oferecendo respostas imediatas sobre regulamentações e procedimentos a mais de 10 mil colaboradores, com ganhos de eficiência na gestão contratual. Já na Universidade do Sul da Flórida, os conselheiros académicos utilizam IA para gerar planos de acção e e-mails de seguimento em segundos, com base nos dados dos alunos. A solução foi implementada em menos de dois meses e serve até 50 mil estudantes por ano.

Appian distingue projectos inovadores
No evento, a tecnológica norte-americana anunciou os vencedores dos Innovation Awards, uma iniciativa que reconhece clientes que conseguiram criar aplicações transformadoras através da plataforma Appian, recorrendo à orquestração de processos e à inteligência artificial como motores de impacto e valor tangível. Segundo Neil Ward-Dutton, VP de IA, Automação e Analytics da IDC Europa, «os vencedores dos Innovation Awards deste ano mostraram, sobretudo, o poder transformador da IA e da orquestração inteligente de processos na plataforma Appian». O especialista acrescentou ainda que «a IA generativa, juntamente com outras inovações em IA, está a remodelar a automação e a redefinir a forma como as organizações operam, inovam e entregam valor à escala.

Estas iniciativas vencedoras demonstram o que é possível quando se orquestra IA avançada com plataformas modernas de processos». Entre os premiados da América do Norte, a Gordon Food Service (GFS) destacou-se por criar aplicações de previsão de padrões de compra com até 97% de precisão, reduzindo o tempo de entrada de encomendas em 70% e acelerando a criação de orçamentos de dias para apenas 1 a 3 horas, o que permitiu aumentar em 40% o volume de propostas comerciais.

A MagMutual, uma das maiores seguradoras mútuas dos EUA, automatizou processos de sinistros e cotações online com recurso a IA, reduzindo em 30% os tempos de resposta e aumentando a produtividade em 20%, além de um incremento de 15% na satisfação dos clientes.

A Regeneron, empresa de biotecnologia, criou uma plataforma de viabilidade de ensaios clínicos baseada em dados e pesquisa inteligente. Com integração de mais de 10 fontes de informação, a solução permitiu reduzir em 50% o tempo necessário para consultar dados e gerar outputs. Na região EMEA e América Latina, a Novartis foi premiada por ter implementado uma camada de orquestração de processos que liga mais de 15 sistemas ‘core’, melhorando a produtividade de 10 mil profissionais e acelerando decisões em ensaios clínicos.

Já o Towerbank International, no Panamá, construiu em apenas dois meses uma aplicação de onboarding de clientes que automatiza 96% dos processos, reduz o tempo de registo de sete horas para menos de duas e gerou 3 mil novos clientes e 30 milhões de dólares em transacções cripto-fiat. No Japão e região Ásia-Pacífico, a Ramsay Health Care implementou várias soluções em menos de 16 meses para 150 mil utilizadores, incluindo aplicações que aumentaram em 25% a adesão digital a pré-admissões hospitalares e permitiram recuperar 30 milhões de dólares em receita.

Por sua vez, a Westpac aplicou IA generativa à avaliação de hipotecas, acelerando o processo de aprovação de crédito. No sector público, o Idaho Workforce Development Council, nos EUA, destacou-se com a criação de um sistema digital para o programa Launch, que atribuiu 40 milhões de dólares em apoios a 14 mil estudantes, poupando o equivalente a três colaboradores em tempo integral. «Os nossos clientes estão a definir um novo padrão para o que é possível com IA e orquestração de processos», afirmou Pavel Zamudio, Chief Customer Officer da Appian. «Estes vencedores dos Innovation Awards não estão apenas a transformar as suas operações. Estão a criar impacto real e mensurável para os seus colaboradores e clientes. Temos orgulho em colaborar com organizações que partilham a nossa visão de usar a tecnologia para gerar valor no mundo real, à escala».

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