NotíciasSegurança

Check Point registou mais de 5300 ataques semanais a organizações do sector da educação em Portugal

O relatório da empresa mostra que o correio electrónico foi o principal vector de infecção, sendo responsável por 96% dos ficheiros maliciosos entregues no último mês.

Rawpixel.com/Freepik

A equipa de investigadores da Check Point Software Technologies alerta para o crescimento de ciberataques a organizações do sector da educação. Nos últimos seis meses, as instituições de ensino e investigação em Portugal registaram, em média, 5324 ataques por semana, um valor acima da média global de 4367 incidentes.

O relatório mostra que o correio electrónico foi o principal vector de infecção, sendo responsável por 96% dos ficheiros maliciosos entregues no último mês e que o AgentTesla, um infostealer que recolhe credenciais e dados pessoais, lidera o ranking de malware mais detectado em instituições nacionais.

A Check Point Research revela ainda que 79% das organizações do sector educativo em Portugal foram impactadas por explorações do tipo information disclosure, que «permitem a exfiltração de informação confidencial a partir de falhas de configuração ou software desactualizado».

Além disso, vulnerabilidades de execução remota de código (76%), bypass de autenticação (63%) e DDoS (53%) foram também amplamente usadas para iniciar ataques.

Rui Duro, Country Manager da Check Point Software Technologies em Portugal. explica que «o sector educativo português está cada vez mais na mira dos cibercriminosos. A combinação de estruturas tecnológicas complexas, grande volume de dados sensíveis e falta de recursos dedicados à cibersegurança cria o ambiente perfeito para este tipo de ameaças. É urgente que as instituições de ensino encarem a cibersegurança como uma prioridade estratégica».

Segundo a empresa de cibersegurança, a educação tornou-se um alvo preferencial não só por razões monetárias, mas para «campanhas de espionagem e manipulação de dados, incluindo campanhas associadas a estados-nação».

Deixe um comentário