Reportagem

Google Cloud anuncia novas funcionalidades da plataforma Vertex AI e no Workspace

No evento Next’25, que decorreu em Las Vegas e em formato online, a Google Cloud revelou as suas principais novidades relacionadas com IA para ajudar as empresas a serem mais eficientes e a inovar mais rapidamente.

Thomas Kurian © Goolge Cloud

Os principais anúncios do Google Cloud Next ’25 foram centrados na IA generativa e na forma como a empresa está a ajudar as organizações a serem mais competitivas. Thomas Kurian, CEO da Google Cloud, fez um balanço do ano anterior: «Em 2024, lançámos mais de três mil funcionalidades em produtos no Google Cloud e no Workspace. Expandimos a Google Cloud para 42 regiões e a nossa rede de fibra com novos cabos submarinos. A dinâmica da IA da Google é empolgante. Temos mais de 4 milhões de programadores a utilizar o Gemini, um aumento de vinte vezes na utilização do Vertex AI e mais de dois mil milhões de assistências mensais de IA a utilizadores empresariais dentro do Google Workspace».

Na keynote, o CEO da Google e da Alphabet, Sundar Pichai, anunciou que a empresa vai «investir em todo o stack de inovação da IA, começando pela infraestrutura» e que, durante 2025, vão fazer um «investimento de 75 mil milhões de dólares (cerca de 66 mil milhões de euros) em CAPEX» nessa área, «especialmente em servidores e data centers para alimentar o negócio de cloud e IA». O responsável disse que «a rede privada global da Google vai estar disponível para empresas de todo o mundo». Designada «Cloud Area Wide Network’ ou ‘WAN’, esta «está optimizada para aplicações e oferece um desempenho 40% superior, enquanto diminui o custo de total de propriedade em 40%», acrescentou.

IA generativa é prioridade
Thomas Kurian revelou algumas das novidades mais importantes da Google Cloud como a disponibilização do modelo Gemini 2.5 Flash na Vertex AI, a plataforma de desenvolvimento de inteligência artificial para as empresas. Este é um LLM de «baixa latência e mais económico» que é ideal para «casos de utilização diários onde são necessários resumos em tempo real ou acesso rápido a documentos».

Além disso, o CEO avançou que a Vertex AI permite, agora, um «ecossistema de multi-agentes», ou seja, «vários agentes de IA a trabalhar em conjunto». Entre as novas funcionalidades estão o ‘Agent Development Kit’ (ADK), que «simplifica o processo de construção de sistemas multi-agentes, ao mesmo tempo que permite um controlo preciso sobre o comportamento do agente»; e o ‘Protocolo Agent2Agent’ (A2A), o« primeiro protocolo aberto A2A disponibilizado por um hyperscaler», que permite que os agentes «possam comunicar entre si, independentemente da tecnologia usada». O responsável revelou ainda melhorias no Google Agentspace para «aumentar a produtividade dos colaboradores» e que incluem a« integração com o Chrome Enterprise para um acesso directo aos dados empresarias através do browser». No Next’25, Thomas Kurian destacou também que o Workspace tem agora três novas opções: a ‘Ajuda-me a analisar’ para «transformar o Sheets num analista de negócios pessoal», o ‘Docs Audio Overview’ para «criar ficheiros de áudio ou resumos em estilo podcast dos documentos» e o ‘Google Workspace Flows’ para o «automatizar o trabalho diário e as tarefas repetitivas» e assim aumentar a produtividade dos colaboradores

Deixe um comentário