Empreendedorismo

Programa Scaling Up integra dez novas startups e chega a 58 empresas apoiadas

Estas startups já captaram mais de 17 milhões de euros em investimento e registam uma receita anual combinada de 31 milhões de euros.

© Fábrica de Unicórnios

A 7ª edição do programa da Unicorn Factory Lisboa teve início com dez novas scaleups, o maior cohort até à data e que incluiu a Connected Space (IoT), Framedrop (mediatech), Gaimin (cloudtech), Growappy (edutech), Hiop ( datatech), LoopOS (economia circular), LUGGit (logística), Noxus (IA), Secretarium (cybersecurity) e Viads (adtech).

Estas startups já captaram mais de 17 milhões de euros em investimento e registam uma receita anual combinada de 31 milhões de euros. Em conjunto, empregam um total de 267 colaboradores e, no que diz respeito à presença física, 70% têm escritórios em Portugal.
Nos próximos oito meses, as empresas seleccionadas irão acelerar o seu crescimento através de oito módulos, «com foco na expansão internacional, aumento de financiamento e receitas, escalabilidade das operações, desenvolvimento de parcerias estratégicas e aprimoramento das competências das equipas de liderança».
As startups vão contar também com o apoio de 140 mentores seniores de scaleups, grandes empresas e instituições, através dos parceiros estratégicos: BPI, Cuatrecasas, Delta Cafés, Fidelidade, Galp, Google, Grupo Brisa, Câmara Municipal de Lisboa e PwC Portugal, CUF, e investidores.
Além disso, o Scaling Up Program conta ainda com 37 parceiros de investimento, 62 parceiros de ecossistema e 48 parceiros corporativos. As inscrições estão abertas durante todo o ano, sendo revistas a cada 6 meses para selecção do novo cohort. Os interessados podem fazer a sua candidatura através deste link.

Na totalidade, o programa já apoiou 58 scaleups, que já captaram 379 milhões de euros em investimento e geraram 200 milhões de euros em receita anual, registando um crescimento acumulado de 58% no financiamento captado e 55% na receita anual. Com um crescimento acumulado de 26% no número de colaboradores, das 48 startups apoiadas anteriormente, 18 têm fundadoras mulheres.

Gil Azevedo, director executivo da Unicorn Factory Lisboa, explica que Scaling Up «tem sido um motor de crescimento para as scaleups, ajudando-as a expandir operações, captar investimento, e ganharem escala global. Este programa desempenha um papel fundamental para o País, pois é um pilar essencial para desenvolver a inovação em Portugal como motor da economia através da atracção de investimento e criação de postos de trabalho, e reforçar a competitividade internacional do país e da cidade de Lisboa».

Deixe um comentário