A Amazon Web Services (AWS) anunciou que o Amazon Bedrock e o Amazon Nova passam agora a estar disponíveis no mercado nacional região cloud AWS de Espanha, em Aragão.
Segundo a tecnológica, «disponibilizar fluxos de trabalho de IA generativa mais perto dos utilizadores finais ajuda a reduzir a latência, e beneficia especialmente clientes que precisam de tempos de resposta mais rápidos».
Assim, esta mudança é essencial para aplicações «que geram conteúdo em tempo real, experiências interactivas e insights conversacionais instantâneos, e onde a rapidez no processamento faz toda a diferença».
Já no que diz respeito aos modelos de IA generativa da Amazon, o acesso passa a ser feito através de uma única API: Amazon Titan (Titan Text Embeddings v2) e Amazon Nova (Nova Lite, Nova Pro e Nova Micro). Estes LLM suportam mais de 200 idiomas, optimização de texto e visão e são pelo menos 75% mais baratos do que os restantes.
O Amazon Bedrock também incorpora ferramentas poderosas para a construção de aplicações de IA generativa que seguem as regras de compliance de segurança e privacidade, como o RGPD e o HIPAA. Entre as novidades estão a avaliação de modelos; funcionalidades que aceleraram a engenharia de prompts; Guardrails para Amazon Bedrock; Base de Conhecimento e agentes.
Entre as empresas portuguesas que já estão a usar os modelos da AWS através da região cloud de Espanha estão a Visor.ai, a Clever Advertising e a Unbabel.
Suzana Curic, AWS Country Lead para Portugal e Espanha, explica a importância desta mudança: «A chegada do Amazon Bedrock e do Amazon Nova à Região AWS de Espanha, em Aragão, é um marco para a inovação em Portugal e Espanha. Estes serviços de IA generativa vão permitir que startups e empresas impulsionem a inovação, optimizem operações e melhorem a experiência dos seus clientes. Este lançamento reafirma o compromisso da AWS com o futuro digital da Península Ibérica».