A EY Portugal inaugurou ontem o centro de inovação EY.ai Hub que tem o objectivo de ajudar as organizações a acelerar a transformação digital e adoptar inteligência artificial «de forma ética e responsável, com confiança e transparência».
De acordo com Sérgio Ferreira, partner da consultora e líder de AI, esta iniciativa «é um catalisador para a transformação inteligente das organizações, combinando estratégia, literacia, responsabilidade e experimentação numa abordagem de IA centrada no ser humano».
O responsável diz ainda que o centro, que conta com uma equipa de especialistas em diversas áreas de actuação, «está enquadrado na estratégia global de investimento da EY para colocar a IA no mercado através da plataforma EY.ai, que tem um valor total de 1,4 mil milhões de euros, distribuídos por diversas geografias, onde se inclui Portugal».
Sérgio Ferreira avança que o EY.ai Hub está «assente nos seis pilares essenciais da jornada de IA, reúne o melhor e mais diversificado conhecimento da rede EY para impulsionar estratégias disruptivas e sustentáveis» e salienta como tudo vai acontecer: «Através de experiências imersivas – presenciais, virtuais, híbridas e até no metaverso – redefinimos o futuro dos negócios com impacto real e mensurável».
O centro conta com um estúdio de design para criar experiências de utilizador (UX/UI), design de serviços e prototipagem rápida; uma área de showcase tecnológico, onde são feitas demonstrações de IA, realidade aumentada, robótica e outras tecnologias emergentes; e um laboratório/incubadora, para testar e desenvolver soluções de inteligência artificial.
Além disso, vai ter ainda «workshops e sessões imersivas para desenvolver novas abordagens e resolver desafios empresariais, e pop-ups / sessões móveis nas empresas, para formações e projectos específicos».
Notícia actualizada com informação do investimento.