A NOS chegou à acordo com o Grupo Claranet para a aquisição de 100% do capital social da Claranet Portugal, pelo valor de 152 milhões de euros. A transacção está sujeita à não oposição da Autoridade da Concorrência.
O negócio permitirá à empresa de telecomunicações crescer e expandir «as suas capacidades» em áreas de negócio como cloud, workplace, cibersegurança e data & AI, entre outras.
No mercado português desde 2005, a Claranet conta com mais de 900 colaboradores e «continuará a operar de forma autónoma, preservando a sua identidade, gestão, equipas e base sólida de clientes». Em 2024, a tecnológica conseguiu as receitas totais de 205 milhões de euros e um EBITDA de 15,4 milhões de euros.
Miguel Almeida, explica que a operação «O acordo celebrado com a Claranet reforça o nosso objectivo de liderança nos serviços ICT em Portugal. A NOS tem tido um percurso de grande crescimento nos segmentos de serviços de tecnologias de informação, que esta aquisição vem acelerar. Ao agregar as competências, a experiência e os activos da Claranet, reforçamos a ambição de fornecer soluções inovadoras, que respondam às necessidades de empresas, instituições e organizações portuguesas, e impulsionem a transformação tecnológica da economia e da sociedade digital. Com este passo, fortalecemos a nossa posição como o parceiro tecnológico de confiança para as empresas e instituições em Portugal».