NacionalNotícias

Nova SBE e Nova Medical School criam instituto dedicado ao estudo do impacto da IA na saúde

O Digital Data Design Institute tem como missão «desenvolver estudos e projectos que analisem o impacto das tecnologias emergentes»: é o resultado de uma parceria com a Universidade de Harvard.

Lénia Mestrinho © Nova SBE

A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) e a Nova Medical School anunciaram a criação de um novo projecto, o Digital Data Design Institute at Nova SBE and Nova Medical School. A iniciativa tem como objectivo «desenvolver estudos e projectos que analisem o impacto das tecnologias emergentes e criem soluções inovadoras para enfrentar os desafios e oportunidades do mundo digital». Com isto, as universidades nacionais querem ter um lugar de liderança na «investigação na área da IA» e colocar Portugal na «vanguarda do desenvolvimento tecnológico global».

Lénia Mestrinho, directora executiva do Centro de Conhecimento em Data Science da Nova SBE, vai liderar o novo instituto e explica, à businessIT, que os cidadãos e as empresas «necessitam do apoio dos investigadores e das escolas, para conseguirem navegar no mundo actual – conhecendo, experimentando, avaliando as vantagens, desafios e riscos das novas tecnologias». É neste contexto que o Digital Data Design Institute quer ajudar as organizações a «readaptar o seu modelo operacional para aproveitar todo o potencial da IA» e a «fomentar uma cultura de experimentação tecnológica que lhes permita, de forma rápida e ágil, explorar as diferentes tecnologias». Desta forma, o instituto «pretende ser uma plataforma para o sucesso das organizações nesta era de gestão com IA», acrescenta.

Apoiar as empresas
A directora executiva indica que, «enquanto plataforma multidisciplinar», o instituto pretende «cruzar as questões dos investigadores e cientistas com as dos líderes empresariais e decisores públicos, numa rede internacional de peritos em IA e tecnologia, de diferentes escolas e distintas áreas de conhecimento». Assim, um dos objectivos passa por «experimentar e investigar a IA, de forma prática e aplicada, com as empresas. Para tal, serão desenvolvidos ‘Impertinent Labs’, ou seja, espaços de co-criação de conhecimento sobre áreas onde as organizações «vêem desafios e/ou oportunidades tecnológicas cujo conhecimento e avanço não pode esperar». A «formação e o desenvolvimento de sessões de partilha e brainstorming com lideranças» é outro dos objectivos do Digital Data Design Institute. Além disso, para alunos, professores e parceiros, este projecto significa o acesso a um «vasto conjunto de conhecimento, recursos e oportunidades de investigação e aprendizagem».

Parceria de sucesso
O instituto criado em colaboração com o seu homónimo de Harvard, «uma das escolas mais prestigiadas do mundo», vai trazer uma nova amplitude e uma voz mais colectiva ao conhecimento que a Nova SBE e a Nova Medical School têm vindo a desenvolver»; além disso, irá beneficiar todos, lembra a responsável: «Todo o ecossistema do Instituto de Harvard complementa e projecta o nosso e vice-versa».

A rede internacional de peritos e investigadores em IA «será ainda crucial» para que as instituições de ensino portuguesas «possam desenvolver conferências internacionais sobre o tema, fomentando a análise e comparação das práticas nacionais e europeias com as de outras regiões, enquanto fomenta parcerias na investigação, por exemplo através do intercâmbio de alunos de doutoramento e professores», destaca Lénia Mestrinho.

Deixe um comentário