Empreendedorismo

Ethiack fecha ronda de 4 milhões para impulsionar uso de IA e a expansão internacional

O investimento foi liderado pela Explorer Investments e teve a participação da CoreAngels, Aralab, Amena Ventures, Start Ventures e do investidor Paulo Marques da Startup Wise Guys.

Os co-fundadores da startup © Ethiack

A Ethiack anunciou a conclusão de uma ronda de seed capital de 4 milhões de euros que irá servir para lançar a solução AI-Powered Hackbots, assistentes que são «altamente eficazes a detectar e reportar vulnerabilidades críticas» e impulsionar a expansão para novos mercados.

Estes bots de inteligência artificial, que resultam do trabalho de I&D da startup de Coimbra, simulam a abordagem de um hacker ético e vão testar «os activos digitais» continuamente e de forma automática. Estes bots são «capazes de entender as superfícies de ataque e a forma como os activos estão relacionados entre si, bem como explorar vectores de ataque complexos».

Reino Unido e Europa são os primeiros países alvo do plano de internacionalização da Ethiack, mas há planos para chegar aos «EUA e ao Médio Oriente».

O investimento foi liderado pela Explorer Investments, «o maior fundo de private equity em Portugal», e teve a participação da CoreAngels, Aralab, Amena Ventures, Start Ventures e do investidor Paulo Marques da Startup Wise Guys.

Jorge Monteiro, CEO da Ethiack, explica que estes «parceiros, com a sua experiência, vão ajudar a empresa a crescer e a ultrapassar os desafios de crescimento e de internacionalização».

A startup, criada em 2022, já alcançou um milhão de euros de facturação e testou mais de 150 mil activos digitais. A Ethiack conta com mais de 50 clientes, em 9 países, uma equipa com 10 pessoas e recebeu diversas distinções entre as quais WebSummit’s Most Promising Startup, WSA in 2023 e o Prémio Nacional de Inovação de Portugal.

Deixe um comentário