Notícias

Receita da Salesforce cresce 8% no segundo trimestre impulsionada pelos serviços

Os bons resultados da empresa de CRM deveram-se sobretudo às receitas da subscrição de serviços e à aposta em soluções de inteligência artificial.

SalesforceMarc Benioff, © Salesforce

A Salesforce anunciou os resultados do segundo trimestre do ano fiscal de 2025, que terminou a 31 de Julho. A tecnológica conseguiu receitas de 9,33 mil milhões de dólares (8,44 mil milhões de euros), um aumento de 8% em relação ao ano anterior. A principal contribuição para este resultado foi das subscrições de serviços (subscription & support) com 8,76 mil milhões de dólares (cerca de 7,92 mil milhões de euros), que corresponde a um crescimento de 9% face ao período homólogo do ano fiscal de 2024.

O cash flow da empresa chegou aos 890 milhões de dólares (805,22 milhões de euros), ou seja, mais 10% ano-a-ano; a margem operacional GAAP do segundo trimestre atingiu 19,1%.

Amy Weaver, presidente e CFO da Salesforce, realçou os resultados obtidos: «Continuamos a apresentar um crescimento rentável e, neste trimestre, as margens operacionais fecharam em máximos históricos». Já Marc Benioff, presidente e CEO da empresa, falou da aposta na inteligência artificial: «Com a nossa nova plataforma Agentforce AI, estamos a reimaginar o software empresarial para um mundo onde os humanos e os agentes autónomos contribuem, em conjunto, para o sucesso do cliente. A Salesforce é a única empresa com aplicações, dados confiáveis e uma plataforma agent-first que oferece esta visão em escala e ajuda as empresas a perceber os incríveis benefícios da IA».

Em Portugal, Fernando Braz, country leader da empresa para o mercado nacional, revelou à businessIT que o País «continua a ser uma peça importante na região onde está inserido e é um mercado-chave para a Salesforce». O responsável acrescenta que a operação «está já bem estabelecida» e que «ainda tem espaço para crescer, com foco nos próximos passos de reforço do ecossistema, para ganhar maior capilaridade no mercado».

Previsões animadoras
Dado o bom desempenho do segundo trimestre, a Salesforce reviu em alta as previsões para o terceiro trimestre e para o ano fiscal de 2025. Assim, a tecnológica antecipa chegar a 9,31 mil milhões de dólares (8,42 mil milhões de euros) nos meses de Agosto, Setembro e Outubro, um aumento de 7% face a igual período de 2024. Além disso, prevê terminar o ano com receitas de 37,7 mil milhões a 38 mil milhões de dólares (34,11 a 34,38 mil milhões de euros), o que representará um crescimento de 8% e 9%, respectivamente.

O objectivo é chegar a uma margem operacional GAAP de 19,7% e ter um acréscimo do cash flow operacional entre 23% a 25%, em 2025. A Salesforce manteve as previsões para o crescimento das receitas de subscription & support para o ano fiscal de 2025: a empresa espera um aumento ligeiramente inferior a 10% YoY.

A apresentação de resultados da Salesforce ficou também marcada pelo anúncio da saída de Amy Weaver. No entanto, a responsável manter-se-á em funções como CFO até ser nomeado um sucessor e depois passará a consultora da empresa.