NacionalNotícias

Anturio aposta na internacionalização e prevê que o mercado externo represente 10% da facturação já este ano

A tecnológica nacional anunciou um maior foco no negócio internacional, que passa pelo aumento da facturação para corresponder a 10%, em 2024, e a 15%, no ano seguinte. Para isso, a equipa da Anturio vai também crescer para dar resposta às necessidades da empresa.

natanaelginting / Freepik

A Anturio revelou os objectivos para o final do ano: quer chegar aos 10% do volume de negócios em mercados externos, quando, no final do ano passado, representava 4% da facturação total (3,8 milhões de euros). A empresa especializada em serviços nas áreas de consultoria e software de gestão já actua, através de parcerias estratégicas com empresas locais, em Espanha, Moçambique, Angola e, mais recentemente, no Reino Unido.

Já ao nível das áreas de actuação, segundo José Costa (na foto), project manager da Anturio, o foco é no «desenvolvimento de aplicações para mercados verticais» que «interajam com o ERP do cliente» e no «nearshore», já que há uma «procura crescente de empresas que prestam estes serviços e que criam uma ligação com os clientes, de forma a que haja uma continuidade do negócio». Por outro lado, o sector da «construção civil» está em destaque, como adianta José Costa, devido às «apps de construção e orçamentação» da tecnológica.

Talento a crescer
Com uma equipa de setenta colaboradores, composta por projects managers, consultores e developers, todos localizados em Portugal, a Anturio quer «aumentar, até Dezembro», os profissionais das áreas de «desenvolvimento e consultoria em cerca de 5%». O responsável salienta que a «perspectiva de crescimento da contratação, no projecto de internacionalização, é baseada no aumento da procura que a empresa tem neste momento». José Costa esclarece ainda como é que a Anturio prevê recrutar talento: «Com o aumento de procura que temos tido nos mercados internacionais, contamos, este ano, aumentar as equipas, quer através da contratação de consultores experientes, quer formando novos quadros, através da Anturio Academy».

José Costa destaca que, nesta academia, há uma aposta em «recursos juniores e estagiários» através um programa composto por um «conjunto de formações, que vão desde a construção de um verdadeiro espírito de equipa, à consultoria e à aquisição de conhecimentos técnicos específicos na área de PHC».

Recrutar equipas fora de Portugal
Neste momento, o foco está no «desenvolvimento de aplicações low code para os mercados em que a Anturio está presente». Este investimento já está a dar frutos: «Temos tido muito sucesso em transformar quadros juniores em consultores e developers de elevada competência, que integramos nos quadros da empresa».

A Anturio está também a «estudar a possibilidade de criar equipas fora do País, para poder estar mais disponível em todos os fusos horários» como refere José Costa, equipas essas que vão trabalhar «em sinergia com as nacionais». O responsável avança que esta decisão ainda «não foi tomada», mas que o «Médio Oriente ou a Índia» são regiões com «potencial para a criação de uma nova equipa».

No entanto, a meta de crescimento global do número de colaboradores da equipa traçada pelo CEO, Duarte Miguel Freitas, aquando da apresentação dos resultados do ano passado, mantém-se nos «15%, nomeadamente, nas áreas de consultoria, desenvolvimento, suporte e vendas» já que também terá de apoiar o mercado nacional.