A Noesis anunciou os resultados de um estudo feito em parceria com IDC com o intuito de «averiguar o papel central da qualidade nas várias fases do processo de desenvolvimento de software». O ‘The InfoBrief Quality at Scale, 2024 Edition‘ foi feito com base em 600 inquiridos mostra que 38% das organizações vão investir, nos próximos 12 meses, no desenvolvimento assistido por inteligência artificial e IA generativa.
O relatório mostra que, a nível mundial, os CEO esperam que as receitas dos seus produtos digitais quase dupliquem nos próximos cinco anos. O grande obstáculo é a atraso na entrega de software, com os programadores a gastarem ainda dois terços do seu tempo em tarefas manuais. Assim, 45% das organizações querem mudar para «uma abordagem orientada para o valor» e centrada na automatização até 2025, para se manterem competitivas.
É por isso que a utilização de IA generativa no processo de desenvolvimento poderá ser vital já que levará a um aumento da velocidade e da produtividade. O estudo mostra ainda que a entrega de aplicações modernas é uma prioridade em 2024 para 80% das organizações e que menos de 10% de todas as organizações conseguem realizar a entrega de aplicações e software de uma forma estruturalmente coesa. Além disto, 1 em cada 2 organizações entregou menos de 40% das aplicações através de abordagens iterativas.
“A IA já não é um conceito futurista, mas uma realidade atual que está a transformar o desenvolvimento de software. As organizações podem agora melhorar a forma como fornecem software e aplicações aos seus clientes, adoptando soluções baseadas em IA, automação ou low-code», afirma Eduardo Amaral, Quality Management, DevOps & Automation Global Director na Noesis.
O responsável acrescenta que «se uma organização se quiser manter competitiva, uma abordagem orientada para o valor, alavancando a automação e a IA, garantirá que as práticas de qualidade se tornem centrais para a entrega de software e aplicações».