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Receitas da Lenovo crescem 20% no primeiro trimestre

O grupo salientou ainda que  «o mix de receita não PC aumentou cinco pontos em relação ao ano anterior, atingindo um máximo histórico de 47%» e que aumentou 6% as despesas em I&D para 476 milhões de dólares.

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O Lenovo Group anunciou os resultados do primeiro trimestre do ano fiscal de 2024/2025 que aumentou as receitas em 20% para 15,4 mil milhões de dólares (cerca de 14 mil milhões de euros). A empresa revelou ainda que o lucro líquido aumentou 65% em relação ao ano anterior para 315 milhões de dólares (286,7 milhões de euros). Os resultados são apresentados com base em non-Hong Kong Finantial Reporting Standards (non-HKFRS) e mostram uma crescente rentabilidade da tecnológica.

O Intelligent Devices Group registou um forte trimestre de crescimento anual de dois dígitos nas receitas, com receitas de 10,38 mil milhões de dólares. No negócio dos PC, a Lenovo manteve a liderança do mercado com uma quota de mercado global de 23%; além disso, o negócio dos smartphones e tablets «registaram um forte crescimento anual das receitas de cerca de 30%, com um grande crescimento nos smartphones premium».

Já no negócio de infraestrutura (Infrastructure Solutions Group), a Lenovo teve um forte crescimento de cloud service provider e uma receita trimestral recorde de 3,2 mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros), um aumento de 65% em relação ao ano anterior. A receita combinada de armazenamento, software e serviços alcançou um crescimento significativo de 59% em relação ao ano anterior, e a receita dos servidores refrigerados a líquido Neptune cresceu mais de 50%, o que segundo a empresa se deve aos «benefícios de sustentabilidade». A tecnológica referiu que «reduziu as perdas operacionais tanto em relação ao trimestre como em relação ao ano anterior».

Por último o Solutions and Services Group que registou o 13º trimestre consecutivo de crescimento de receitas de dois dígitos com receitas de 1,9 mil milhões de dólares (1,73 mil milhões de euros). A mistura de receitas de serviços geridos e serviços de projectos e soluções cresceu três pontos em relação ao ano anterior, representando 55% das receitas desta unidade.

O grupo salientou ainda que «o mix de receita não PC aumentou cinco pontos em relação ao ano anterior, atingindo um máximo histórico de 47%» e que aumentou 6% as despesas em I&D para 476 milhões de dólares (cerca de 433 milhões de euros) reforçando o seu compromisso com a inovação.

Yuanqing Yang, presidente e CEO do Lenovo Group, explica o bom desempenho da empresa e o como vê o futuro: «O excelente início do nosso ano fiscal foi impulsionado pela nossa estratégia clara e forte execução, pela nossa inovação persistente e excelência operacional, bem como pelas nossas vantagens de globalização. Estamos bem preparados e posicionados de forma única no mercado com o nosso portfólio de IA full-stack para liderar na era da IA híbrida e aproveitar as enormes oportunidades de crescimento em todo o nosso negócio. Estou confiante de que, com um mercado de TIC em recuperação, a combinação do nosso sólido desempenho e o progresso contínuo na IA híbrida continuarão a permitir-nos alcançar um crescimento sustentável e aumentos de rentabilidade».