Empreendedorismo

Startup americana Solo vai fazer incubação no Politécnico da Guarda

Esta é terceira tecnológica com capital dos EUA a instalar-se na cidade beirã, depois da Seed by Seed e da AG-Transformer.

@ IPG

A Incubadora de Empresas Desnuclearizada do Instituto Politécnico da Guarda – IPG vai receber a startup de origem norte-americana Solo, em Setembro. A empresa vai desenvolver um sistema inovador para registar certificações e credenciação de aprendizagens e de competências, «contando com um mecanismo de “match-making” que irá ligar o perfil dos utilizadores da plataforma, quer a oportunidades de emprego, quer a ofertas de formação que os tornem mais competitivos nos mercados de trabalho das respectivas áreas».

Segundo, Joaquim Brigas, presidente do IPG, forma como a Solo está a desenvolver a solução «tem potencial para revolucionar a forma como alunos e trabalhadores de todo o mundo poderão abordar os seus estudos e a formação ao longo da vida». O responsável avança que o facto de a Solo estar incubada na cidade, vai permitir que «investigadores e estudantes do Politécnico participem neste desafio» e que seja «implementado um projecto-piloto, o qual terá a duração de um ano lectivo».

Esta é terceira tecnológica com capital dos EUA a instalar-se em 2024 na Guarda, depois da Seed by Seed (plataforma digital colaborativa para facilitar o acesso a microcrédito) e da AG-Transformer (tecnologias digitais avançadas à agricultura para possibilitar o acesso de agricultores a informação sobre métodos de produção mais eficientes, ecológicos e sustentáveis).

O sucesso na atracção da inovação estrangeira é resultado da parceria feita entre o IPG e a Empowered Startups. Até ao final do ano, está prevista «a chegada de pelo menos mais duas startups de investidores estrangeiros ao abrigo desse protocolo».