A Unicorn Factory Lisboa lançou a quinta edição do Scaling Up, programa de apoio a scaleups, ou seja, empresas tecnológicas em fase de crescimento e com elevado potencial de internacionalização.
A 360hyper (retalho), Bounce (marketplace), Eleos (insurtech), Inductiva.AI (inteligência artificial e machine learning), Kinderpedia (edtech), ListKit (inteligência artificial e machine learning), Modatta (datatech) e Vawlt (datatech e cibersegurança) são as mais recentes participantes da iniciativa.
Nesta nova edição, a organização introduziu «uma forte rede de apoio internacional, em particular nos mercados de Espanha, Brasil e Estados Unidos», além do normal acompanhamento individualizado através de mentoria especializada e formações temáticas focadas nos principais desafios das empresas.
Assim, durante os próximos oito meses, os fundadores e equipas sénior das startups seleccionadas terão a oportunidade de conhecer 39 parceiros de investimento, 45 parceiros corporativos e do ecossistema empreendedor, entre os quais o BPI, Cuatrecasas, Delta Cafés, Fidelidade, Galp, Google, Grupo Brisa e PwC Portugal.
As oito startups agora escolhidas, ao todo, já levantaram mais de 35 milhões de euros em investimento, têm um volume de receita anual de 29 milhões de euros e 246 colaboradores.
Segundo a Unicorn Factory Lisboa, a selecção das scaleups tem por base critérios que incluem «financiamento entre post-seed e série B, produto ou serviço em comercialização, uma equipa estruturada e uma estratégia de expansão de operações e internacionalização clara e definida» entre outros.
As candidaturas para o programa estão abertas durante todo o ano, sendo revistas a cada quatro meses para selecção das oito novas scaleups. O Scaling Up totaliza, neste momento, agora 40 startups apoiadas.