A Ctera, empresa especializada no armazenamento de ficheiros em cloud, intensificou as suas soluções de segurança com a introdução de uma nova versão do seu serviço Vault e avanços significativos na prevenção de ransomware. Na IT Press Tour, que decorreu em Roma, a empresa demonstrou ainda um robusto crescimento do volume de negócios, destacando-se pelo compromisso em inovar continuamente na segurança de dados.
O Vault 2.0, a última inovação da Ctera, introduz funções essenciais como retenção legal, bloqueio de objectos e cadeia de custódia, além de pastas WORM Cloud, do conceito “write once, read many”. A nova funcionalidade expande a granularidade para ficheiros e objectos individuais, reforçando a protecção contra práticas maliciosas como a exfiltração de dados.
Crescimento optimista
Durante o evento em Roma, o CEO Oded Nagel partilhou optimismo sobre o crescimento da empresa, evidenciando uma duplicação nos novos negócios em 2023 e um aumento de 30% na receita recorrente anual. «O maior crescimento de vendas registou-se na América do Norte, embora, com a ajuda da aliança com a Hitachi Vantara, esperemos ver um maior crescimento também na Ásia», disse aos jornalistas presentes.
A empresa não tem dúvida que a protecção contra ransomware evoluiu significativamente, com a introdução de técnicas de honeypot para detectar e bloquear tentativas de exfiltração de dados em tempo real. Esta abordagem moderna, defende a Ctera, não se concentra apenas em ficheiros encriptados, mas também na exportação e cópia não autorizada de ficheiros.
Saimon Michelson, vice-presidente de alianças, ressalvou no evento a importância de uma protecção activa: «Se uma empresa tem backup, isso não é o fim do caminho, embora algumas organizações pensem assim… É necessário muito trabalho para restaurar os sistemas após um ataque de ransomware, embora seja melhor desde logo não ser infectado». O responsável destacou que a actualização do WORM Vault trará «imutabilidade» aos dados.
Parcerias estratégicas
Segundo informações veiculadas pela empresa, as inovações da Ctera têm atraído a atenção de grandes corporações, incluindo bancos de topo, empresas da Fortune 500 e organismos públicos e de saúde, consolidando a sua posição no mercado de soluções de armazenamento na nuvem.
O ano passado, a empresa lançou igualmente um novo programa de parcerias, melhorando os benefícios para os parceiros e reforçando alianças estratégicas, como a recentemente estabelecida com a Hitachi Vantara, que visa ampliar a penetração de mercado em regiões estratégicas.
Com estes avanços, o grande objectivo parece ser não só defender a integridade dos dados contra ataques externos, mas também posicionar-se na vanguarda da inovação tecnológica em segurança cibernética, promovendo um ambiente de armazenamento de dados mais seguro e fiável para empresas em todo o mundo.