Reportagem

Ricoh continua a crescer em Portugal e factura 62 milhões de euros em 2023

No evento ‘Be Hybrid. Be Smart. – Discovering a Hybrid Technology’, que se realizou em Lisboa, a Ricoh revelou a sua estratégia de negócio e mostrou a nova assistente de inteligência artificial: Ari.

©Ricoh

Foi no O Clube – Monsanto Secret Spot, que a marca nipónica juntou jornalistas, clientes e parceiros para revelar a sua estratégia e de que forma está a integrar IA nas suas soluções. Miquel Soler, country manager do Grupo Ricoh em Portugal, explicou que a empresa se «dedica à integração de tecnologias» e que conseguiu receitas de 15,2 mil milhões de dólares (cerca de 14,1 mil milhões de euros) no ano fiscal de 2023, que terminou em Março deste ano. O responsável avançou que a Ricoh tem, hoje, «um milhão de clientes em todo mundo» e que actua em quatro grandes áreas: «Impressão, workplace experience, cloud e cibersegurança e automação de processos».

Em declarações à businessIT, Miquel Soler avançou que a empresa conseguiu fechar o ano com uma facturação de mais de 62 milhões de euros» e que está no bom caminho para chegar aos «cem milhões de euros», o objectivo para 2026. O country manager referiu que, graças à aquisição da Totalstor e da Pamafe, a Ricoh tem como principais áreas no País, a «infraestrutura, a cloud e a cibersegurança»; este responsável, ainda, revelou a estratégia da empresa para o mercado nacional: «Estamos a aproveitar todo o crescimento do mercado de cibersegurança, quer através dos parceiros, quer da nossa equipa técnica. Na cloud, estamos a tirar partido do movimento de migração para a nuvem e dos que estão a regressar à cloud híbrida; no posto de trabalho, vemos oportunidades na parte automatização de processos com inteligência artificial generativa, já que comprámos a natif.ai (uma startup que oferece tecnologias de intelligent capture, reconhecimento avançado de imagens e OCR baseadas em IA) e nas salas de reuniões. Outra das áreas onde vamos investir é na impressão. Somos número em outros países e queremos crescer em Portugal».

Ari, a assistente de IA
Uma das estrelas do evento foi a Ari, a assistente de inteligência artificial que está, neste momento, em preview, a «ser testada com alguns clientes» e que deverá chegar ao mercado «até ao final do ano», destacou Juan Ignacio Herrero, Presales Manager e Communication Services da Ricoh. O responsável esclareceu que a solução está a ser desenvolvida «há um ano» e é baseada na tecnologia de IA generativa da Microsoft: «O que está por trás, é um copilot». Esta assistente permite interacção em linguagem natural em diversos idiomas e responde por voz, vídeo ou chat, podendo ser incluída numa solução, num totem digital, num ecrã ou, mesmo, num site de um cliente – a Ari acede à «base de dados do cliente e depois responde com informação relevante». Segundo Juan Ignacio Herrero, existem diversos casos de uso possíveis como a «indicação de promoções no retalho, a localização de determinado colaborador ou sala dentro do edifício da empresa ou simplesmente para esclarece dúvidas sobre determinado assunto». O ‘Be Hybrid. Be Smart. – Discovering a Hybrid Technology’ contou ainda com uma área de exposição onde estiveram presentes diversos parceiros da Ricoh como a Microsoft, Dell Technologies, Sony e Logitech, entre outros.