A MEO Empresas anunciou os doze projectos seleccionados para a final da segunda edição do 5G Challenge, um concurso de inovação que visa «reconhecer e premiar novas soluções e serviços que explorem o potencial da mais recente rede móvel».
Dos finalistas, oito são portugueses e restantes são do Reino Unido (Fogsphere AI – Safety & Operations Intelligence), Irlanda (Tisacloud: Secure IoT Platform), Roménia (.lumen – Glasses for the Blind) e Itália (REHABILITY for telerehabilitation with games).
As soluções nacionais são a AR/XR Remote Technical Assistance (GroundControl); a Enline; a eSole – Digital smart insole for musculoskeletal health assessment (eDynamics); a Lusospace – Augmented Reality (AR) for Industry 4.0; a Sentry – Sistema Modular para Automação de Máquinas Agroflorestais (Bold Robotics); a Sentryonics; a Surf REC e a Windcredible.
As empresas e startups seleccionadas desenvolveram projectos inovadores que dão resposta a problemáticas de áreas como indústria, energia e telecomunicações, saúde, aeronáutica, desporto ou ambiente e usam diversas tecnologias entre as quais inteligência artificial, realidade aumentada, automação e IoT.
Os vencedores serão conhecidos em Junho vão receber prémios monetários no montante global de 30 mil euros sendo que existem três categorias: Grande Prémio de Inovação 5G, com um prémio no valor de 15 mil euros; Melhor Solução Portuguesa, no valor de 10 mil euros e Prémio Sustentabilidade e Impacto Social, com um prémio no valor de 5 mil euros.