NacionalNotícias

Equinix faz investimento de 50 milhões de euros em novo data center em Lisboa

O LS2 IBX vai criar cerca de 30 novos postos de trabalho directos e indirectos altamente qualificados e contar com 2050 metros quadrados.

© Equinix

A Equinix anunciou a construção do seu segundo data center em Lisboa que vai representar um investimento inicial de cerca de 50 milhões de euros. O LS2 International Business Exchange (IBX) vai ficar localizado ao lado do LS1 e tem inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2025.

O objectivo é «reforçar a capacidade digital de Portugal», permitindo que «as empresas locais cresçam e ao mesmo tempo atraindo organizações internacionais». Quando estiver a funcionar, o novo data center, em conjunto com o já existente, vai fornecer «mais de 2 mil interconexões, bem como serviços de conectividade de rede para mais de 100 clientes empresariais, mais de 45 redes e 4 Internet Exchanges».

A decisão de criar mais um centro de dados é justificada por Carlos Paulino, managing director da Equinix em Portugal: «O aumento da procura a que estamos a assistir, por parte de empresas em Lisboa e um pouco por todo o Atlântico e Mediterrâneo, torna este investimento oportuno e significativo. Lisboa tem potencial para se tornar um centro estratégico denso e valioso, e temos o prazer de contribuir para o seu crescimento e de nos
posicionarmos como a pedra angular da Europa».

Lisboa é um importante hub de cabos submarinos, o que «torna a capital portuguesa num local ideal para servir como um gateway vital para a ligação da Europa a África e ser um ponto de conexão fundamental para as comunicações de dados com as Américas. Todos os cabos que chegam à zona de Lisboa «possuem terminações no actual data center da Equinix na capital portuguesa», revela a empresa.

O Equinix LS2 em Lisboa vai criar cerca de 30 novos postos de trabalho directos e indirectos altamente qualificados e contar com 2050 metros quadrados. Além disso, vai ter uma cobertura de 100% de energia renovável e contar com a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) demonstrando o compromisso da Equinix com a sustentabilidade.

Deixe um comentário