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Facturação da BI4ALL cresce 19% em 2023 e resultado líquido chega aos 2,2 milhões de euros

A tecnológica nacional reuniu com jornalistas na Cidade BI4ALL, a sede em Lisboa, para anunciar um volume de negócios de 24,5 mil milhões em 2023. A empresa espera ainda atingir 26 milhões em 2024, ano em que comemora vinte anos.

BI4ALL

45A empresa de serviços de data, analytics e inteligência artificial conseguiu ainda uma margem «EBITDA de 11%» e chegou «quase aos 350 colaboradores», revelou José Oliveira, o CEO da tecnológica. Já o resultado líquido foi de «2,2 milhões de euros, um aumento de 11% em relação a 2022», adiantou o responsável.

O negócio internacional foi o que mais contribuiu para o sucesso da empresa representando 60% do negócio, com um crescimento de 26% ano-a-ano, em que os mercados da Suíça e dos EUA, ambos com um peso de 24%, foram os mais importantes. José Oliveira realçou que a sucursal helvética facturou «quase seis milhões de euros», em 2023; já para 2024, as previsões apontam para um crescimento do volume de negócios de «um milhão». A nível nacional, a facturação registada constituiu um crescimento de 7% e, por isso, Portugal é um mercado onde a BI4ALL está consolidada. Por outro lado, os projectos desenvolvidos pela empresa são maioritariamente nas áreas de «analytics, IA, DevOps» e para clientes dos sectores farmacêutico, bancário, energético e seguros.

José Oliveira ressalvou que não está tão optimista em relação aos resultados de 2024 e que as perspectivas da tecnológica são de chegar aos 26 milhões de euros. O CEO da BI4ALL justificou que isso se deve ao facto de a empresa estar a detectar uma grande volatilidade do mercado e uma «retracção do investimento», nomeadamente na «Alemanha e nos EUA», um cenário que que deverá «chegar a toda a Europa».

Duas décadas de actividade
A BI4ALL comemora este ano o seu vigésimo aniversário. José Oliveira lembrou que a empresa cresceu «sempre a dois dígitos, excepto em 2021» e que continua a ser «de pessoas para pessoas». O CEO referiu ainda que esta experiência trouxe «conhecimento do mercado, dos clientes e das necessidades» e capacidade de «antecipar problemas antes de acontecerem». Além disso, 2024, é o «ano do conhecimento», com o mote ‘one team, one path, one vision’ (‘uma equipa, um caminho, uma visão’), em que todos estão «focados na organização e trabalham para o objectivo de criar valor». O CEO, que regressou ao cargo depois da saída de Nuno Barboza (esteve cerca de um ano nessa função), esclareceu que a empresa está numa fase de «mudança» que envolve uma estratégia de «preparação para o futuro», a BI4ALL 2.0. Isto consiste na «criação de processos transversais a toda a organização» e em «juntar as pessoas através do conhecimento, para mitigar os riscos de negócio». José Oliveira alertou ainda que as empresas nacionais devem estar preparadas para a mudança que está a ocorrer no mercado e deixou um conselho: «O mundo está a transformar-se a uma velocidade incrível e a sobrevivência está na nossa capacidade de nos adaptarmos e na agilidade».