A Hefring Marine concluiu uma ronda de investimento no valor de 2,2 milhões de euros que vai servir para expandir a presença a novos mercados, incluindo o nacional, e aumentar a equipa, nomeadamente nas áreas de software development, vendas e business development. A startup islandesa de deep tech especializada em soluções marítimas inteligentes quer mesmo «ter uma parte dos colaboradores» a trabalhar em Portugal.
Além disso, o financiamento vai também possibilitar fortalecer parcerias estratégicas, bem como novos desenvolvimentos do IMAS, um sistema de bordo baseado em IA que obtém e analisa dados das embarcações em tempo-real e permite apoiar a tomada de decisões, monitorizar a necessidade de manutenção e redução do consumo de combustível e emissões.
Karl Birgir Björnsson, CEO e Co-fundador da Hefring Marine, explica que o «investimento representa não apenas um marco significativo» para a startup, mas também reforça o «compromisso em impulsionar a inovação e promover a sustentabilidade no sector marítimo. Isto inclui expandirmos para o Sul da Europa, em países como Portugal, onde vemos um enorme potencial de crescimento e colaboração».
A ronda foi liderada pela portuguesa Faber e contou com a participação de investidores como a Innoport VC, Two Ravens, MD-One, Riverstone Ventures, Idlewild Management LLC e Sukna Holdings.
Rita Sousa, Partner da Faber, salienta que a empresa de capital de ricos está «entusiasmada com esta parceria com a Hefring Marine, tendo em conta a sua missão e capacidade de promover mudanças positivas em todos os segmentos das indústrias náuticas, profissionais e de lazer. A sua abordagem inovadora para enfrentar os desafios ambientais torna-os num investimento ideal».