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A ascensão do ‘compre agora, pague depois’

Este modelo está a revolucionar o sector financeiro, com um aumento significativo de adeptos e uma projecção de crescimento explosivo, reflectindo a crescente preferência dos consumidores por flexibilidade nos pagamentos e inovações no comércio eletrónico.

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Portugal é um mercado muito atractivo
A Floa, filial do BNP Paribas completou, recentemente, um ano de actividade em Portugal, uma decisão que Alexandre Carrera Lejeune, head of Iberia territory desta marca no País, tem vindo a mostrar-se cada vez mais acertada: «Estamos muito satisfeitos com o progresso e os resultados que alcançamos neste período. Estamos a crescer de forma bastante consistente, lado a lado com parceiros bastante relevantes no mercado português em diversos sectores, com destaque para a área tecnológica, com a Rádio Popular, a iStore e a Xiaomi; e noutros sectores, como a Jom, o Kuantokusta, a Prio e a Bluebird, entre muitos outros».

Portugal é considerado pela Floa como um mercado «muito importante», devido à elevada procura por pagamentos a prestações, sendo o terceiro país europeu que mais utiliza este tipo de pagamento, de acordo com os mais recentes dados de um estudo desta entidade realizado em parceria com a Kantar. «Estes dados revelam uma receptividade significativa por parte dos consumidores portugueses em relação a novas formas de pagamento», considera Alexandre Carrera Lejeune.

Sobre como BNPL tem contribuído para a inovação no sector bancário, o head of Iberia territory da Floa explica que este conceito está a contribuir para um acesso a serviços financeiros mais inclusivos, ao contemplar, também, consumidores que podem não ter um histórico de crédito tradicional ou até que não se sintam confortáveis em assumir um crédito com longos prazos e que tem a contrapartida dos juros: «Tal factor, por sua vez, está a impulsionar a transformação digital dentro do sector, ao incentivar as instituições financeiras a adoptarem tecnologias mais avançadas, por forma a facilitar todas estas transacções mais fluídas e convenientes».

Importante papel na experiência do cliente
Além disso, avança Alexandre Carrera Lejeune, o BNPL tem vindo a ter um papel «bastante notório» na experiência do cliente, especialmente por oferecer uma forma mais flexível de fazer compras, garantindo a satisfação dos utilizadores e promovendo a sua fidelização: «Através da análise dos dados gerados pelo BNPL, as instituições financeiras também podem obter insights valiosos sobre os hábitos de consumo dos clientes, tornando possível melhorar e personalizar os serviços oferecidos». A Floa está, actualmente, presente em cinco mercados europeus – Bélgica, França, Espanha, Itália e Portugal – somando mais de cinco milhões de clientes na Europa e mais de quinze mil parceiros comerciais online e em pontos de venda: «Neste sentido, o objectivo é, não só continuar a fazer crescer as equipas já estabelecidas, mas também expandir a nossa actividade e número de parceiros, tendo definido como metas prioritárias em 2024 a entrada na Alemanha e nos Países Baixos».

Tal como para as instituições de crédito longo, os principais riscos do BNPL serão sempre o incumprimento e fraudes, salientou Alexandre Carrera Lejeune: «Graças à nossa experiência em dados, com mais de vinte anos de actividade em França, e agora presente em cinco países europeus, os nossos sistemas são capazes de responder às mudanças ligadas ao risco dos sectores, utilização e hábitos dos consumidores, como uma das soluções de pagamento mais fortes e seguras do mercado». Hoje, o modelo BNPL não é apenas uma tendência financeira ascendente; é um reflexo da evolução das expectativas dos consumidores, marcando um significativo deslocamento cultural em direcção a uma maior autonomia e personalização na gestão financeira pessoal.