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A ascensão do ‘compre agora, pague depois’

Este modelo está a revolucionar o sector financeiro, com um aumento significativo de adeptos e uma projecção de crescimento explosivo, reflectindo a crescente preferência dos consumidores por flexibilidade nos pagamentos e inovações no comércio eletrónico.

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Um contributo para a digitalização
A Unicre reconhece que a aceitação de diferentes meios de pagamento é crucial para os comerciantes maximizarem as suas vendas. «Com o ‘Parcela Já com Unicre – a nossa solução BNPL no ponto de venda – garantimos aos nossos comerciantes que nenhum cliente possa ser perdido devido a restrições de pagamento», explicou à businessIT Luís Gama, chief marketing officer. Especialmente no cenário do retalho actual, onde a simplicidade e personalização dos pagamentos são cada vez mais importantes, a Unicre oferece aos clientes a opção de parcelar as compras, o que «promove flexibilidade e conveniência», o que, por sua vez, «impulsiona as vendas e fideliza os clientes, sem aumentar os custos para os comerciantes». A Unicre acredita que, ao introduzir o BNPL, está a facilitar a adopção de tecnologias de pagamento mais eficientes, beneficiando tanto os comerciantes, como os consumidores.

O serviço BNPL abrange duas grandes perspectivas: a dos negócios e a dos consumidores. Por um lado, os negócios reconhecem a importância de oferecer flexibilidade de pagamento aos clientes que desejam adoptar soluções que melhorem a experiência de compra, especialmente em categorias onde o ticket médio de compra é mais elevado. Por outro, beneficia os consumidores que desejam comprar, mas não têm liquidez imediata. «Especialmente num cenário onde os produtos estão geralmente mais caros devido à inflacção, soluções que proporcionem segurança e conforto no momento da compra fazem todo o sentido», lembra Luís Gama.

Em qualquer uma destas perspectivas, o CMO diz que existem sectores de mercado em que esta solução de pagamento é considerada «particularmente importante», como as ópticas, as oficinas, as farmácias, as clínicas e os veterinários: «Estamos a falar de bens essenciais no dia-a-dia, mas que, muitas das vezes, aparecem quando menos esperamos e acarretam um gasto que não estava planeado. O mesmo se aplica à electrónica, à tecnologia ou até às viagens e mobiliário, pois permite aos clientes adquirir (e aos negócios vender) itens de maior valor de forma conveniente».

Europa cresce mais que resto do mundo
Segundo os dados apurados em 2021 pela FIS Global, e citados pelo Banco de Portugal, enquanto globalmente é esperado um aumento de 2,1 pontos percentuais, na Europa prevê-se um crescimento dos serviços de BNPL de 6,2, até 2024. «Esta é uma tendência que acreditamos que se irá repercutir na solução ‘Parcela Já com Unicre’, sobretudo pela mudança do perfil dos consumidores e pela inovação tecnológica», mencionou Luís Gama.

Tal como no caso da adopção da tecnologia contactless, os consumidores estão cada vez mais à procura de opções flexíveis de pagamento. A pandemia acelerou essa mudança, com mais pessoas a adoptarem compras online ou que sejam fáceis e simples. «Por sua vez, a tecnologia por detrás do BNPL está em constante evolução. Novas funcionalidades, integrações e melhorias na experiência do utilizador continuarão a impulsionar a sua adopção», defende Luís Gama, que demonstra optimismo quanto ao crescimento do BNPL: «Continuaremos a investir em soluções inovadoras para corresponder às necessidades dos nossos clientes e promover uma experiência de pagamento mais inclusiva e conveniente. Um cenário que nos levará, este ano, a estar muito focados em que esta solução de BNPL evolua, em termos de funcionalidades e que esteja disponível no nosso canal online».