NacionalNotícias

Minsait abre unidade de consultoria em Portugal com foco na transformação digital e do negócio

A Minsait Business Consulting é a nova unidade de negócio desta empresa da Indra, em Portugal. O objectivo passa por apoiar as organizações nacionais e angolanas na aceleração da sua transformação digital, cultural e do negócio.

A Minsait anunciou a criação da Minsait Business Consulting, que irá actuar nos mercados de Portugal e Angola, cuja liderança ficará a cargo de Pedro Novo, um profissional com vinte anos de experiência em consultoria. O principal motivo para a criação desta nova unidade de negócio foi o de «complementar a oferta tecnológica da empresa com uma oferta end-to-end que vai desde diagnósticos funcionais e definição de roadmap até à implementação de soluções alinhadas com as necessidades dos clientes», explica o responsável.

Com foco na aceleração da transformação digital, cultural e de negócio das empresas, a Minsait Business Consulting vai permitir uma mudança da «visão de clientes, operações e organização» e pode englobar o «redesenho de toda a cadeia de valor, recorrendo a dados e análises avançadas» – aqui, a inteligência artificial vai desempenhar um «papel fundamental». Além disso, está prometida uma «mudança de paradigma com organizações fluidas que promovem abordagens bottom-up, participação, colaboração e interacção transversal entre unidades de negócio», diz Pedro Novo

Consultores seniores e juniores
A Minsait Business Consulting tem um plano de crescimento «ambicioso e sustentado previsto para 2024» e está em fase de recrutamento: «Queremos responder às necessidades de todos os nossos clientes e, para isso, queremos reforçar ainda mais a nossa equipa. O nosso objectivo, para já, é contratar vinte consultores com competências transversais, especializados em práticas sectoriais e funcionais, até ao final deste ano».

O responsável revela à businessIT os perfis pretendidos pela empresa e as competências mais valorizadas: «Neste momento, queremos reforçar a nossa prática de consultoria com perfis de consultores seniores e um pouco mais juniores que aportem conhecimento de negócio, por exemplo, energia e sector público, e operações, não esquecendo a estreita ligação que deverá existir com a tecnologia, enquanto elemento fundamental de transformação. Na essência, pretendemos contar com jovens dinâmicos, focados na melhoria contínua e inovação, para melhorarmos a resposta aos nossos clientes».