Empreendedorismo

Data4Deals, Paynest e a Starkdata são as participantes portuguesas do Visa Innovation Program Europe

As startups seleccionadas vão poder acelerar as suas soluções, além de terem oportunidade de se expandirem internacionalmente.

Freepik

O Visa Innovation Program Europe (VIPE), edição Portugal e Espanha, anunciou as fintechs seleccionadas para 2024. Data4Deals, Lemonero, Orama, Paynest, Shakers, Sharpei, Starkdata e Uelz são as empresas escolhidas para o programa de colaboração que visa «fomentar a inovação no sector financeiro e de pagamentos».

As oito finalistas vão poder acelerar as suas soluções em conjunto com a Hackquarters, a Fintech House Solutions, a Visa e a sua rede global de parceiros, além de terem oportunidade de se expandirem internacionalmente. O VIPE recebeu 115 candidaturas de 25 países, tendo sido seleccionadas três fintechs nacionais, três de Espanha, uma da República Checa e outra dos EUA.

As representantes nacionais são a Data4Deals, que utiliza os dados para perceber as preferências e comportamentos dos clientes e ajudar as instituições financeiras na personalização da experiência do cliente; a Paynest, que desenvolveu uma plataforma all-in-one flexível de pagamento de salários e a Starkdata, que criou um framework de IA e machine learning responsável, focado na gestão de informações úteis dos ciclos de vida dos clientes.

Kaan Akın, Diretor Executivo e fundador da Hackquarters, salienta que «as seleccionadas deste ano reflectem o crescimento vibrante e o potencial transformador do sector fintech, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da análise de dados e ao apoio às PME».

Já Gonçalo Santos Lopes, Country Manager da Visa em Portugal, explica que o «programa provou ser um enorme sucesso na sua primeira edição» e revela o objectivo da empresa com o VIPE: «Mantemos o compromisso em colaborar estreitamente com o ecossistema português das fintechs, proporcionando-lhes acesso à nossa rede e a visibilidade necessária para que possam expandir os seus negócios e liderar a próxima geração de pagamentos».