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Receita total da Xiaomi chega aos 34,68 mil milhões de euros em 2023

No ano passado, a empresa adoptou uma nova estratégia corporativa ligada ao ecossistema inteligente 'Human x Car x Home'.

Xiaomi

A Xiaomi Corporation anunciou os resultados consolidados auditados para o ano de 2023 em que conseguiu uma receita total de 34,68 mil milhões de euros e um lucro líquido ajustado de 2,47 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 126,3%. Segundo a empresa, este é um valor que marca «o segundo maior nível de rentabilidade desde a entrada do grupo em bolsa».

No segmento de smartphones, foi feito o envio global de 145,6 milhões de unidades em 2023, o que corresponde a uma receita anual de 20,16 mil milhões de euros e uma margem de lucro bruto de 14,6%. De acordo com a Canalys, a Xiaomi manteve-se como o terceiro fabricante com mais envios globais de smartphones pelo terceiro ano consecutivo.

No que diz respeito aos produtos IoT e de lifestyle, a receita foi de 10,24 mil milhões de euros com uma margem de lucro bruto que chegou aos 16,3%. A 31 de Dezembro , o número de dispositivos IoT conectados (excluindo smartphones, tablets e laptops) na plataforma AIoT da Xiaomi atingiu 739,7 milhões, um aumento de 25,5% em relação ao ano anterior.

Na categoria de grandes electrodomésticos inteligentes, a Xiaomi manteve um impulso de crescimento com as receitas a aumentar em quase 40% quando comparado com período homólogo. As vendas globais de tablets da Xiaomi excederam as 5 milhões de unidades, um aumento de mais de 50% em relação ao ano anterior. Segundo a Canalys, em 2023, os envios de wearable bands da Xiaomi ficaram em segundo lugar nos mercados globais.

Os serviços de Internet do grupo atingiram recordes de receita e margem de lucro bruto, com 3,84 mil milhões de euros e 74,2%, respectivamente. Nas receitas de publicidade, a Xiaomi conseguiu receitas de 2,6 mil milhões de euros, um aumento de 11,2% em relação ao ano anterior.

Já as despesas de investigação e desenvolvimento da empresa foram de 2,44 mil milhões de euros, um aumento de 19,2% em relação ao ano anterior. No final do ano passado, o grupo tinha 17 800 colaboradores de I&D, 53% dos seus colaboradores totais. Ao longo de 2023, a Xiaomi executou a sua principal estratégia operacional de «dupla ênfase em escala e rentabilidade» e adoptou a nova estratégia corporativa do ecossistema inteligente ‘Human x Car x Home’.