NacionalNotícias

Deloitte vai investir 25 milhões num campus tecnológico em Lisboa e criar 2500 empregos

A multinacional continua a apostar em Portugal e anunciou o Deloitte Tech Campus – Lisbon, um complexo situado no Largo do Rato, com 2500 novos postos de trabalho. Aqui, serão ainda criados centros de cibersegurança, operações de rede e IA generativa.

Carlos Moedas, António Lagartixo e Sami Rahal assinalaram o lançamento oficial da primeira pedra do Deloitte Tech Campus.

A Deloitte realizou um evento para assinalar o lançamento da primeira pedra do novo centro tecnológico que vai criar em Lisboa. Composto por diversos edifícios e cerca de dez mil metros quadrados, o Tech Campus corresponde a um investimento de «25 milhões de euros num prazo cinco anos» e está incluído num plano de «75 milhões», que a empresa vai investir no País, no mesmo período, explicou António Lagartixo, CEO e managing partner da Deloitte Portugal. O responsável esclareceu que este é um «investimento muito significativo feito em Portugal, e em Lisboa, em particular, dando seguimento ao que tem sido a estratégia da empresa ao longo dos últimos quinze a vinte anos, no País». Além disso, o hub vai ainda originar «2500 novos postos de trabalho em dois a três anos», sendo que a empresa quer contratar «esmagadoramente talento português», garantiu António Lagartixo.

O campus conta com um cybersecurity operations center e um networks operations center, mas também vai receber o hub regional de IA generativa da Europa Central e África, que a Deloitte atribuiu à subsidiária em Dezembro do ano passado e que vai servir 44 países. Neste campus tecnológico será ainda desenvolvido um conjunto de serviços ligados à área de «desenvolvimento digital», além de «soluções integradas que visam resolver problemas de negócio». A equipa de inovação da área de quantum computing, que está Portugal, também passa a estar no Deloitte Tech Campus, disse António Lagartixo.

Aposta no País e na capital
Sobre a escolha da cidade e a aposta no País, Sami Rahal, CEO da Deloitte Central Europe & Africa, salientou a «qualidade técnica dos recursos humanos, a capacidade de adaptação a contextos internacionais, o forte domínio da língua inglesa, as excelentes infraestruturas de comunicação e a cultura de trabalho em equipa». Já o responsável nacional acrescentou que a capital «acaba por ser mais atraente para os profissionais» e destacou as sinergias possíveis: «Já temos escritórios em Lisboa e, assim, é possível funcionar de forma integrada. Vamos conseguir optimizar as instalações, que vão dar apoio umas às outras por estarem próximas e ser mais eficientes nos serviços que temos».

Presente na cerimónia do lançamento oficial da obra do Deloitte Tech Campus esteve também o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que deixou um agradecimento às organizações que escolhem a capital para se fixarem: «Quem cria emprego são as empresas. Temos de agradecer às que acreditam e investem na cidade». O responsável referiu ainda os resultados da estratégia que tem implementado, desde que gere os destinos da autarquia, e que têm atraído investimento para o País: «Lisboa é a ‘Capital da Inovação da Europa’ e isso significa que somos capazes de competir com outras grandes cidades para atrair as melhores empresas. Nos últimos dois anos, conseguimos trazer 54 empresas de tecnologia e doze unicórnios para Lisboa, que anunciaram dez mil postos de trabalho altamente qualificados. São estas empresas que criam riqueza e que dão oportunidades aos nossos jovens».