NacionalNotícias

Porto Tech Hub termina 2023 com quarenta empresas associadas

Decskill, Wunderman Thompson e ISS são algumas das integrantes mais recentes desta iniciativa que quer afirmar a Invicta no “mapa” nacional da inovação tecnológica.

Porto Tech Hub

A Porto Tech Hub, uma associação sem fins lucrativos cujo objectivo é promover a cidade nortenha como um centro tecnológico global, finalizou 2023 com um total de quarenta empresas associadas. Recentemente, Decskill, a Wunderman Thompson e a ISS, juntaram-se a este pólo tecnológico, o que vaio reforçar o seu papel no ecossistema empreendedor e inovador da cidade. Segundo a associação, este crescimento evidencia o impacto significativo da Porto Tech Hub no cenário tecnológico, actuando como «catalisadora de crescimento e reconhecimento no sector» e trabalhado para «aproximar empresas do ramo tecnológico, valorizar o talento local, estimular a inovação e promover a troca de ideias».

Em 2023, a Porto Tech Hub anunciou ter ganho membros de diversas áreas, incluindo outsourcing de tecnologias de informação, desenvolvimento de software e gestão de experiências de workplace. «A expansão contínua sublinha o nosso papel essencial no desenvolvimento do ecossistema tecnológico local. A adesão de sete novas empresas reflecte não só o crescimento da indústria, mas também solidifica a nossa posição como um local de destaque para empresas de tecnologia se estabelecerem, fortalecendo a comunidade inovadora da cidade e incentivando a colaboração e a partilha de conhecimentos», diz Luís Silva, presidente da Porto Tech Hub.

Potenciador do mercado do Porto
A associação reclama ainda ter um papel fundamental na criação de uma rede robusta entre as empresas, incentivando a partilha de experiências e práticas, algo que, no entender dos responsáveis, beneficia as empresas associadas e atrai organizações internacionais interessadas no dinâmico mercado do Porto. Adicionalmente, esta expansão melhora a relação entre as empresas e os talentos disponíveis, com um impacto positivo na empregabilidade.
Fundada em 2015, a Porto Tech Hub organiza várias iniciativas e eventos ao longo do ano, incluindo a Porto Tech Hub Conference (que reúne especialistas em tecnologia) e os programas SWitCH Dev e SWitCH QA, que ligam profissionais requalificados a empresas na área de TI. A oitava edição, que ocorreu no passado mês de Outubro, contou com a participação de cerca de 1200 pessoas e mais de 35 empresas parceiras.