InternacionalNotícias

Rise Europe lança guia para a ascensão tecnológica da Europa

A Rise Europe, em colaboração com a consultora portuguesa Beta-i, apresentou o European Scale-Up Navigator, um guia destinado a startups europeias que fornece estratégias e conhecimentos cruciais para empresas em fase de crescimento.

jannoon028/Freepik

Com um foco no ecossistema de startups da Europa, este guia foi apresentado como uma resposta aos desafios enfrentados pelas empresas na fase inicial, especialmente na expansão e obtenção de alcance global. O European Scale-Up Navigator inclui um relatório detalhado sobre o panorama da inovação no Velho Continente, delineando características específicas de cada país e fornecendo um roteiro para o sucesso. Além de identificar oportunidades de financiamento e colaborações inter-empresariais, este guia aborda questões críticas como a internacionalização dos negócios. Com um foco prático, oferece um panorama dos sistemas de apoio locais nos catorze países membros da Rise Europe, incluindo contactos directos com os criadores da iniciativa.

Ter «espírito de curiosidade»
Em comunicado de imprensa, Stefan Drüssler, COO da UnternehmerTUM e co-iniciador da Rise Europe Network, destacou a ambição de cultivar a próxima geração de startups tecnológicas de sucesso: «Considero que a Europa tem o potencial para fazer crescer a próxima geração de campeões de startups tecnológicas. O nosso objectivo é proporcionar às empresas em fase inicial um ambiente em que possam prosperar e criar um ecossistema europeu unido em trabalhem em conjunto com investidores, universidades e governos». Stefan Drüssler aconselha ainda a que se entre neste guia com um espírito de curiosidade, «explorando os centros de empreendedorismo mais dinâmicos da Europa e estabelecendo conexões com os motores de inovação que estão prontos para entrar na sua missão».

Beta-i quer ter acção proactiva
Ricardo Marvão, co-fundador da Beta-i, sublinhou a importância de Portugal integrar a rede Rise Europe, reforçanco o fortalecimento das conexões internacionais e o papel do país no desenvolvimento europeu: «Queremos ter uma acção proactiva na promoção e colaboração entre startups portuguesas e empresas de outros países dentro da Europa. O guia Navigator foi criado com esse objectivo e esperamos que se torne uma ferramenta útil para todas as empresas que procuram estabelecer parcerias relevantes para alavancar o seu crescimento».

Desde Maio de 2023, vinte entidades de inovação dos centros de empreendedorismo mais dinâmicos da Europa uniram-se sob a bandeira da Rise Europe. Este esforço conjunto visa acelerar startups, contribuir para a soberania tecnológica da Europa e rivalizar com a capacidade de inovação de gigantes globais como os EUA e a China.