NacionalNotícias

Microsoft cria hub dedicado à inteligencia artificial e à inovação em Lisboa

A AI Innovation Factory vai estar integrada no AI Hub da Unicorn Factory, em Alvalade, mas para já ficará a funcionar nas instalações da subsidiária nacional ou na sede de um dos parceiros.

Vector Mais/ Spacesandplaces

A Microsoft anunciou que vai lançar uma AI Innovation Factory em Portugal, me parceria com a Accenture, Avanade e a Unicorn Factory Lisboa. A novidade foi dada na sessão de abertura do Building The Future e tem o objectivo de acelerar a adopção de inteligência artificial por empresas públicas e privadas nacionais e fomentar a inovação.

Para já a fábrica vai funcionar na sede de um dos parceiros ou da subsidiária, no Parque das Nações, mas será integrada no AI Hub da Unicorn Factory, em Alvalade, com data prevista para inauguração em Novembro de 2024.

A AI Innovation Factory vai criar uma «plataforma para inspiração e ideação, com acesso a demonstrações e casos reais, onde especialistas de indústria e tecnologia serão facilitadores na identificação de oportunidades e priorização de casos de uso, seguindo as melhores práticas do mercado, apoiados em metodologias comprovadas de design thinking», explica a empresa.

Além disso, o hub vai proporcionar treino e formação, permitindo às organizações participantes adquirir as competências necessárias para tirar o maior partido da inteligência artificial.

A Microsoft apresentou ainda os resultados do seu mais recente estudo desenvolvido em parceria com a IDC, “Da expectativa ao sucesso: Alcançar o sucesso empresarial com a IA na Europa – Portugal” que mostra o índice de adopção da IA pelas organizações portuguesas e fornece insights sobre de que forma esta tecnologia está a ser utilizada para gerar impacto económico nas empresas.

O relatório, feito com base em entrevistas a mais de 2 mil líderes empresariais e decisores de todo o mundo, mostra que 62% das organizações a nível nacional já usam IA e que 25% está a ponderar usar a tecnologia e nos próximos 24 meses.

Os três principais use cases verificados em Portugal, têm por base data analytics avançada, assistentes virtuais e a optimização de processos. Além disso, o estudo revela que 40% das organizações nacionais utilizam plataformas de cloud pública para experimentação, desenvolvimento e testes de IA e 26% em todo o ciclo de implementação de IA de ponta a ponta.

Por outro lado, 36% das organizações têm um órgão de governance que supervisiona a IA responsável e 77% afirma que é importante ou muito importante que os fornecedores de IA tenham uma estratégia de IA responsável.