NacionalNotícias

Cegid cria centro de IA generativa em Braga

A empresa pretende recrutar mais de 50 engenheiros de software especializados em inteligência artificial e chegar aos 150 colaboradores até 2025.

Cegid

A Cegid abriu o primeiro Centro de Inteligência Artificial em Portugal para desenvolver soluções de gestão empresarial com as mais recentes tecnologias de IA generativa e exportá-las para os vários países em que a tecnológica actua.

O novo hub localizado em Braga vai «reforçar a capacidade da empresa em apoiar as organizações a repensar a forma como trabalham e a oferecer mais valor aos seus clientes». Para isso, a Cegid pretende recrutar mais de 50 engenheiros de software especializados em IA e chegar aos 150 colaboradores até 2025.

Pedro Vale, Vice-Presidente de Engenharia para a área de IA e Data na Cegid, explica a importância do centro na estratégica da empresa: «Portugal oferece um hub de conhecimento técnico brilhante e conta com uma forte concentração de talento, que é fundamental para os projectos inovadores que estamos a desenvolver».

O responsável acrescenta que o centro já realizou a sua primeira solução: «Um assistente virtual de apoio ao cliente, para que os utilizadores da solução Cegid Contasimple poupem tempo e prestem um melhor serviço ao cliente, o que reforça a nossa filosofia de oferecer inovação com um propósito específico, adaptado às necessidades reais dos nossos clientes».

Pedro Vale realça ainda a preocupação com o desenvolvimento de ferramentas éticas: «Estamos empenhados em estabelecer padrões de referência para o uso responsável da IA nos negócios, particularmente em regiões com regulamentações rigorosas como a União Europeia. Trata-se de inovar de forma responsável e garantir que as nossas soluções respeitam a privacidade, a segurança e a conformidade, valores que estão enraizados na cultura da Cegid».