NacionalNotícias

MedUX revela que Lisboa e Porto são as cidades que têm a maior velocidade e cobertura 5G da Europa

Já na qualidade de experiência geral, a capital portuguesa fica em quarto lugar e a Invicta em sexto. O top 3 é composto por Berlim, Barcelona e Paris.

Freepik

A Apritel divulgou os principais resultados do estudo 5G QoE Benchmarking Report da MedUX que mostra a qualidade e experiência de utilização da rede 5G nos vários países europeus. Portugal tem um bom desempenho no que diz respeito à mais recente rede móvel com Lisboa e Porto a liderarem em velocidade e cobertura.

A Cidade Invicta distingue-se por ter a melhor cobertura de 5G, comprovada com mais de 90% de disponibilidade da tecnologia, um valor bem acima da média europeia, que se situa nos 75%.

Já Lisboa ficou à frente das restantes participantes do estudo com uma velocidade de download de dados de 537 Mbps e de upload de 53 Mbps. O Porto é a segunda cidade “mais veloz” mas é mais lenta do que Lisboa em 15% no download e 33% no upload.

O estudo destaca ainda as cidades TopSpeed em que Lisboa e Porto integram a lista atingindo velocidades acima dos 700Mbps. Já na qualidade de experiência geral, a capital portuguesa fica em quarto lugar e o Porto em sexto sendo Berlim, Barcelona e Paris, as cidades que ocupam o top 3.

Pedro Mota Soares, secretário-geral da Apritel explica que os resultados «demonstram o compromisso contínuo das operadoras de telecomunicações em Portugal com a excelência na oferta de serviços de comunicações. A liderança das cidades de Lisboa e Porto neste estudo é reflexo dos fortes investimentos realizados pelas operadoras, e que permitem reforçar a posição de Portugal como um dos principais impulsionadores de inovação e desenvolvimento tecnológico».