NacionalNotícias

Empresas nacionais podem candidatar-se ao Estatuto INOVADORA COTEC até 30 de Abril

A iniciativa já reconheceu mais de mil organizações nacionais com elevada competitividade assente na inovação e, este ano, vai incluir factores ligados à sustentabilidade.

jannoon028/Freepik

A COTEC Portugal anunciou a abertura de inscrições para a 4ª Edição do Estatuto INOVADORA COTEC. Esta distinção reconhece as empresas nacionais «pela qualidade da sua liderança, gestão e desempenho» que constituem um exemplo para o País «em matéria de competitividade, crescimento e criação de valor através da inovação»

As candidaturas decorrem até 30 de Abril de 2024 e, este ano, o estatuto irá incluir factores ligados à sustentabilidade das empresas com o lançamento do Estatuto INOVADORA GREEN, o que vai possibilitar novas vantagens em condições de financiamento privilegiadas por parte da banca nacional a essas organizações.

A iniciativa já reconheceu mais de mil organizações nacionais com elevada competitividade assente na inovação e conta com um consórcio que inclui a Caixa Geral de Depósitos, Banco BPI, Millennium BCP, Novo Banco, Santander Totta, Crédito Agrícola, Bankinter, Banco Português de Fomento, Direcção-Geral de Estatística da Educação e Ciência e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC Portugal, destaca a novidade da 4ª edição: «As empresas vão ter de convergir o seu perfil de sustentabilidade ao longo desta década para standards mínimos sem os quais não poderão trabalhar para os seus clientes, operar de forma regulamentar, ou obter crédito do sector bancário. A COTEC e o consórcio da banca pretendem ter um papel determinante, e apoiar as empresas nesta matéria, lançando assim o Estatuto INOVADORA GREEN. Esperamos, com esta iniciativa, apoiar as empresas a preparar-se para a crescente exigência de transparência nas cadeias de abastecimento internacionais através do reporte ESG compatível com as Normas Europeias de Report de Sustentabilidade, bem como estimulá-las a endereçarem de forma orgânica as questões da sustentabilidade, inovação e riscos ESG».