A VN Tech – Value Negotiation Technologies anunciou um financiamento por parte do fundo Loyal VC para acelerar o desenvolvimento da sua solução de IA para negociação comercial.
O investimento inicial do Loyal VC, um dos principais fundos de risco global com origem nos Estados Unidos, Canada, Suíça e Singapura, é de 10 mil dólares (cerca de 9,3 mil euros), mas pode aumentar e chegar aos 200 mil dólares ou até mesmo mais.
Combinando inteligência artificial com a metodologia proprietária, a plataforma da startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto funciona com «uma rápida configuração do agente de negociação para a compra, sejam eles transportes, matérias-primas, equipamentos ou serviços».
Segundo a VN Tech, que já fez pilotos na Lufthansa e na Mehler Engineered Products, a solução traz «uma redução de, aproximadamente, 90% do tempo de negociação de propostas comerciais com fornecedores, permitindo criação de valor e ganhos em poupanças totais na ordem dos dois dígitos».
A startup, fundada pelos professores de negociação da INSEAD André Dória, Horácio Falcão e Rodrigo Gouveia, iniciou recentemente uma colaboração com a Lameirinho, empresa têxtil de Guimarães, durante a qual se prevê a automação de processos de negociação de compras, e encontram-se em fase de negociação com outras empresas do sector.