A Vodafone e a Microsoft anunciaram um acordo estratégico com a duração de 10 anos, no valor de 1,5 mil milhões de dólares (1,38 mil milhões de euros), que vai abranger os 300 milhões de clientes do operador de telecomunicações, sejam empresas, organizações do sector público e consumidores, na Europa e em África.
A parceria vai consistir na disponibilização de experiências ao cliente hiperpersonalizadas com ajuda de inteligência artificial generativa e aproveitar essa tecnologia para aumentar a produtividade dos colaboradores da Vodafone.
As empresas vão colaborar também para desenvolver novos serviços digitais e financeiros para organizações, particularmente PME, e na área do IoT para escalar a plataforma de conectividade gerida da empresa de origem britânica. O objectivo é «ligar mais dispositivos, veículos e máquinas» sendo que este é um negócio que vai tornar «autónomo até Abril».
O investimento prevê que o operador reformule ainda a sua estratégia de cloud com a ajuda da Microsoft, modernizando os seus data centers, e que a gigante tecnológica utilize os serviços fixos e móveis da Vodafone.
Margherita Della Valle, CEO do Vodafone Group, explica que a empresa «assumiu um compromisso ousado com o futuro digital da Europa e de África». A responsável acrescenta que «parceria estratégica única com a Microsoft irá acelerar a transformação digital dos clientes empresariais, particularmente das pequenas e médias empresas, e aumentar a qualidade da experiência do cliente para os consumidores».
Já o CEO e Chairman da Microsoft, Satya Nadella, salienta as implicações da colaboração: «”Estamos muito satisfeitos por, em conjunto, com a Vodafone, aplicarmos a mais recentes tecnologias de cloud e IA para melhorar a experiência do cliente de centenas de milhões de pessoas e empresas, criar novos produtos e serviços e acelerar a transição da empresa para a nuvem».