NacionalNotícias

Programa de requalificação profissional UPskill é renovado por três edições

O prolongamento da iniciativa de requalificação de talento para a área das TIC vai permitir continuar a formar pessoas em situação de desemprego ou subemprego ou vindas de outras áreas, com o ensino secundário ou o ensino superior. 

A APDC, o Governo, através do IEFP, o CCISP – Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa assinaram a renovação do Programa UPskill – Digital Skills & Jobs por mais três edições anuais.

O prolongamento da iniciativa de requalificação de talento para a área das TIC vai permitir continuar a formar pessoas em situação de desemprego ou subemprego ou vindas de outras áreas, com o ensino secundário ou o ensino superior. As três edições já realizadas asseguraram a formação de 1700 pessoas nas diversas áreas tecnológicas.

As instituições de ensino superior signatárias do acordo «manifestaram o seu interesse e disponibilidade no sentido de passar a atribuir às formações do programa UPskill um sistema de atribuição de créditos (ECTS), no sentido de facilitar aos formandos que frequentaram o programa a continuidade da sua formação nas universidades».

Além disso, há várias empresas que participam activamente na fase de formação em contexto de trabalho e, no final do processo, contratam pelo menos 80% dos recursos solicitados. Em regra, a duração da formação em academia dura seis meses e a formação em contexto de trabalho três meses.

A assinatura do acordo aconteceu num evento em que as entidades e instituições envolvidas debateram a importância do programa e antigos formandos revelaram as suas experiências.