Empreendedorismo

Startup Portugal leva 115 startups à Web Summit

As empresas que integram esta edição do Road 2 Web Summit têm uma média de dois anos de existência e estima-se que já levantaram um investimento total de 13 milhões de euros.

Já são conhecidas as startups nacionais que vão participar na maior conferência europeia de empreendedorismo ao abrigo do programa Road 2 Web Summit. As empresas que integram esta edição do programa têm uma média de dois anos de existência e estima-se que já levantaram um investimento total de 13 milhões de euros.

A Startup Portugal vai apoiar 115 startups portuguesas que vão beneficiar de condições especiais de acesso à conferência e que representam diversas áreas como a inteligência artificial, big data e analytics, IoT, e-commerce, saúde, educação, finanças, sustentabilidade, entre outras.

As seleccionadas foram apresentadas num evento que contou com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, do Director Executivo da Startup Portugal, António Dias Martins, do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e de Artur Pereira, VP, Country Manager Portugal & Brasil da Web Summit.

A entidade nacional ligada ao empreendedorismo divulgou ainda algumas curiosidades sobre as participantes no programa, como «salários acima da média nacional», «perto de 50% dos founders têm mestrado e 10% têm doutoramento.»; «71% das startups utilizam a inteligência artificial»; «mais de 50% já estão a operar fora de Portugal» e «75% das startups respondem aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU».

António Dias Martins explica o programa e faz um balanço do mesmo: «As startups que recebem apoio do programa Road 2 Web Summit desempenham um papel significativo no fomento do crescimento e da inovação da economia portuguesa, sendo que desde o início do nosso programa, já apoiamos um total de 800 startups inovadoras».

O responsável dá um exemplo de como a inicitiva tem contribuido para o sucesso do ecossistema: «No decorrer do ano passado, a Musiversal destacou-se como a vencedora, obtendo reconhecimento através de uma série de prémios e angariando mais de 1,9 milhões de euros em investimentos até ao momento. Este notável sucesso exemplifica de forma concreta a capacidade do programa em actuar como um impulsionador fundamental para o êxito das startups que nele participam».

O Road 2 Web Summit é uma colaboração estratégica entre a Startup Portugal e a Web Summit, destinada a seleccionar jovens startups para participar na conferência, que têm a oportunidade de estar presentes em dois bootcamps e de ganhar três prémios durante o evento: 15 mil euros para a startup mais promissora, 5 mil euros para a startup com melhor desempenho no bootcamp e na conferência, e 5 mil euros para a startup que mais contribuir para o impacto e inclusão social.