NacionalNotícias

Programa gratuito de formação na cloud da AWS chega ao Porto

A iniciativa faz parte do objectivo da empresa «de ajudar 29 milhões de pessoas, em todo mundo, a desenvolver competências de computação na cloud até 2025».

starline/Freepik

A Amazon Web Services (AWS) anunciou o lançamento do programa de formação em cloud no Porto. O AWS re/Start, que existe em Portugal desde Julho, vai agora estar disponível no Norte do País em colaboração com o Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais (CESAE Digital), protocolado pelo IEFP.

O programa foi concebido para apoiar pessoas desempregadas ou subempregadas e proporciona aos participantes novas competências profissionais e de computação em nuvem em funções como especialista de suporte técnico, administrador de sistemas, líderes de automatização da cloud ou engenheiro de infraestruturas. Os interessados não precisam de ter conhecimentos tecnológicos em cloud para se candidatarem.

O curso inclui acompanhamento de mentores profissionais e o desenvolvimento de competências em programação, redes, segurança e bases de dados relacionais, através da aprendizagem baseada em cenários reais, laboratórios práticos e trabalhos de curso.

Após a conclusão do AWS re/Start, os alunos terão Certificação AWS e o CESAE Digital apoiará esses formandos com ligações directas aos empregadores.

«O AWS re/Start é uma excelente iniciativa para ajudar a aumentar a diversidade e a inclusão na indústria tecnológica. É também uma nova janela de oportunidade para profissionais de outras áreas de actividade entrarem num mercado dinâmico e com necessidade de colaboradores qualificados», explica António Pêgo, Diretor do CESAE Digital.

Já Tejas Vashi, Global Lead, AWS re/Start, refere que a empresa está «orgulhosa por expandir o programa em Portugal, disponível agora em Lisboa e no Porto, e por trabalhar com o CESAE Digital para construir a força de trabalho diversificada e robusta do futuro, e permitir que as organizações acelerem a sua inovação com a AWS Cloud».

A iniciativa faz parte do objectivo da empresa «de ajudar 29 milhões de pessoas, em todo mundo, a desenvolver competências de computação na cloud até 2025».