NotíciasTendências

Microsoft lança formação gratuita para combater escassez de competência em IA

A IA Skills Initiative tem como principal missão aumentar as competências em inteligência artificial e ajudar as organizações a melhorar os conhecimentos dos colaboradores, nesta tecnologia.

A nova aposta da Microsoft, que faz parte do seu programa Skills for Jobs e inclui cursos gratuitos em todo o mundo, tem como objectivo, não só combater a escassez de competências em IA, mas também ajudar as empresas a retirar todo o potencial da IA generativa. Segundo o presidente da Microsoft, Brad Smith, a inteligência artificial «oferece, possivelmente, mais potencial para o bem da humanidade que qualquer invenção que a tenha precedido»; Já Manuel Dias (na foto), director nacional de tecnologia da empresa, explica que só é possível «estar à altura deste potencial» se as pessoas tiverem as competências «necessárias para utilizar a IA de forma eficaz e ética». O responsável revela ainda que a formação surge como uma necessidade: «De acordo com um estudo recente do Fórum Económico Mundial, as competências em IA representam a terceira maior prioridade para as estratégias de formação das empresas. Claramente, as organizações estão a exigir que a sua força de trabalho tenha competências e conhecimentos fundamentais de IA e nós queremos ajudar».

Certificação inédita e apoio social
A formação, que foi desenvolvida com a ajuda do LinkedIn, é composta por cinco cursos (Introdução à Inteligência Artificial, O que é a IA generativa, IA generativa, Simplificar o trabalho com o Microsoft Bing Chat, Ética na Era da IA generativa), que correspondem a «cerca de quatro horas de conteúdo». Manuel Dias salienta que os utilizadores têm a «oportunidade de desenvolver conhecimentos e competências em modelos de IA generativa, aprender as considerações éticas da sua utilização e explorar o impacto destas ferramentas».

No final, os formandos recebem um certificado ‘Career Essentials’ que corresponde ao «primeiro certificado profissional em IA generativa no mercado de formação online», diz a Microsoft.

Além da IA Skills Initiative, a Microsoft, a data.org, o Microsoft’s AI for Good Lab e o GitHub lançaram um programa de apoio para que organizações sem fins lucrativos, empresas sociais e instituições académicas e de investigação possam fazer «upskilling e reskilling dos colaboradores, em IA generativa». A bolsa vai ajudar organizações que impulsionam a qualificação, o crescimento económico e, além do apoio financeiro, vai dar acesso, entre outras mais-valias, a «recursos de computação em cloud com base em Azure e orientação técnica de especialistas da Microsoft e do GitHub».

Chegar aos dez milhões
A IA Skills Initiative dá continuidade ao trabalho da Microsoft de dar competências digitais a pessoas em todo o mundo; Manuel Dias afirma que, desde Junho de 2020, o programa Skills for Jobs já contou com «mais de oitenta milhões de pessoas», que fizeram formações em diversas áreas, das quais «mais de 417 mil pessoas, em Portugal, que completaram mais de sete mil percursos de aprendizagem no LinkedIn e no Microsoft Learn».

Com estas novas iniciativas, director nacional de tecnologia da empresa acredita que a Microsoft está no «bom caminho para capacitar e certificar dez milhões de pessoas, até 2025».